Na terça-feira (30/4), representantes do SINTEP- PB estiveram reunidos com a secretária de gestão pedagógica da Secretaria de Educação do Estado, Maria Elizabete de Araújo para tratar da reformulação da Lei 11.100/2008, a lei que rege as escolas integrais da Paraíba. Foi a quarta e última reunião deste grupo de trabalho. A proposta de texto da nova lei será agora finalizada pela secretaria para apresentação a toda a categoria.
Para o professor Felipe Baunilha “o diálogo sobre a nova lei gerou bons entendimentos, que esperamos que sejam absorvidos na proposta que será apresentada pela SEE. É uma mobilização de 6 anos da categoria, que está nas escolas cotidianamente e entende bem quais os problemas gerados pelo atual modelo de escolas integrais na Paraíba.”
Abaixo, a lista de reivindicações apresentadas pelo SINTEP- PB para a modificação da lei.
CARGA HORÁRIA:
PLANEJAMENTO:
SUBSTITUIÇÃO DE AULA:
CORPO DIRETIVO
GOZO DE LICENÇAS E REDUÇÃO DE JORNADA SEM PERDA DE REMUNERAÇÃO
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Na oportunidade, a secretária Elizabete acolheu todas as sugestões do SINTEP-PB sinalizou que todas estão sendo levadas em consideração. Além disso, a SEE está estudando a possibilidade de implantação de outros modelos de escolas integrais, a exemplo do que já acontece nos estados de Pernambuco e Ceará, previstos em legislação federal, de escolas integrais com regime de 35 horas semanais.
Para a professora e diretora da 3ª regional do Sindicato, Socorro Ramalho, o avanço nos debates sobre a reformulação desta lei “é de fundamental importância. Se os pontos apresentados forem incorporados a nova lei, a educação integral na Paraíba será outra. Profissionais valorizados, trabalhando em condições adequadas, proporcionam uma escola verdadeiramente integral.”
Na reunião ainda ficou assegurado que não haverá expansão do programa de escolas integrais sem consulta prévia à comunidade escolar e garantia de condições de infraestrutura na escola. A luta da categoria, liderada pelo SINTEP-PB, continua mostrando que só quem se organiza, se mobiliza, consegue vitórias.