Entre os dia 17,18 e 19 de outubro foi realizado o 11° Encontro Nacional da Campanha pelo direito à Educação, em Salvador, e o SINTEP-PB se fez presente com a diretora Fernanda França, que também é membra do Comitê Paraíba da Campanha. O encontro esteve reunido em 24 comitês estaduais, debatendo questões importantes para a construção da Conferência Nacional Extraordinária de Educação (CONAEE), que acontecerá no próximo ano, junto com o Plano Nacional de Educação (PNE) que guiará a educação brasileira pelos próximos 10 anos.
De acordo com Fernanda França, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação é
a articulação mais plural e ampla no campo da educação básica. É uma rede que articula mais de 300 entidades de todo o Brasil, incluindo sindicatos, movimentos sociais, organizações não-governamentais, universidades, grupos estudantis, juvenis e comunitários e muitas outras pessoas que acreditam que um país cidadão somente se faz com uma educação pública de qualidade.
O movimento completará 25 anos no próximo ano. E “o SINTEP-PB está junto nesta luta pelo direto à educação e trabalha para transformar a educação pública e garantir escolas de boa qualidade para milhares de estudantes “.
Ela informou que o evento foi encerrado com a revisão do plano estratégico pelas representações do direito à educação dos estados presentes, produzido, dentro de uma assembleia. E, ao final, a Campanha firmou em parceria com a Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (CLADE), o lançamento de dados de um estudo inédito sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA) na educação indígena de mulheres.