Sintep-PB lança campanha de filiação ‘Juntos Somos Mais Fortes’ na 7ª regional em Itaporanga
O Sintep-PB, por meio da 7ª Regional em Itaporanga, realizou na última sexta-feira (17 de outubro) a Festa da Educação. O evento, que celebrou o Dia do Professor e do Servidor Público, marcou o lançamento da nova campanha de filiação: “Juntos Somos Mais Fortes”.
A solenidade contou com a presença da diretora da Regional, Ana Paula de Lima, do Coordenador Geral, Felipe Baunilha, Luciana Walter(Secretaria de Gestão Escolar) e José Martins/Dedé, (Secretaria Sindical), que fizeram uso da palavra, destacando a relevância da campanha, que celebra os 51 anos de lutas e conquistas do SINTEP. Na ocasião, a Professora Fátima Cayana fez uma apresentação em homenagem aos profissionais da Educação, emocionando a todos e todas presentes.
Além do lançamento da campanha, houve a entrega do livro sobre a história do sindicato, Ampep/Sintep. O momento foi muito oportuno, visto que os precursores da história do sindicato são filhos de Itaporanga, a exemplo dos ex-diretores Agamenon Vieira e Chico Lopes. Um dos autores do livro, José Melo Neto, que também residiu em Itaporanga e militou na 7ª Regional, é outro protagonista da luta e da história do Sintep.
Para o diretor da secretaria Sindical, Dedé, a noite foi muito especial, contando com a participação de diversos trabalhadores e trabalhadoras em Educação, associados e associadas, e representantes de escolas das cidades adjacentes. Ele afirmou que foi dado o pontapé inicial da campanha de filiação na Regional, que continuará com a promoção de atividades nas unidades escolares para conquistar educadores e educadoras que ainda não fazem parte do quadro associativo e venham fortalecer a luta.
Outro momento especial da festa, segundo Dedé, foi a apresentação musical conjunta do professor de Biologia Saulo, sócio do Sintep, e de Francisco, um ex-aluno da escola Adalgisa Teodoro da Fonseca que atualmente é mestre em Sanfona e Acordeon. Francisco fez uma bela homenagem aos professores/as presentes e à educação pública.

O Coordenador Geral, Felipe Baunilha, destacou as principais vitórias recentes que beneficiaram os profissionais da Educação, tais como: a implantação do novo PCCR; a Bolsa Desempenho para aposentados e aposentadas; o piso salarial para prestadores de serviços; e a atuação contínua na defesa do piso nacional. Baunilha mencionou o desafio que assumiu à frente da Coordenação Geral e a necessidade de mais lutas em prol da categoria e da educação pública paraibana.

Ele enfatizou que a sindicalização de cada profissional da base é fundamental para o fortalecimento do sindicato e sucesso das negociações. Ele concluiu que, “quanto maior a representatividade, maior a força do sindicato para impactar as decisões que afetam o magistério público da Paraíba. Para isso, dependemos de uma base ampliada e bem participativa.”