Sintep-PB discute melhorias nos prêmios Mestre da Educação e Escola de Valor com a SEE

Na tarde desta quarta-feira, 26 de março, integrantes da direção do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB) participaram de uma reunião na Secretaria de Estado da Educação (SEE), atendendo a um convite do secretário Edilson Amorim. O encontro teve como pauta principal a apresentação de propostas para o aprimoramento das regras de avaliação dos prêmios Mestre da Educação e Escola de Valor.
Desde o ano passado, o Sintep-PB tem cobrado que os editais dos prêmios sejam publicados no início do ano letivo, garantindo que os profissionais da educação tenham tempo adequado para se preparar e desenvolver seus projetos. Em resposta à reivindicação, o secretário Edilson Amorim informou que os editais referentes ao ciclo de 2026 serão publicados já em abril deste ano.
Participaram da reunião a secretária de Juventude do Sintep-PB, Janília Paulo, o secretário de Assuntos Educacionais, Thiago Calábria, e o secretário de Organização, Felipe Baunilha. Representando a Secretaria de Educação, esteve presente também Tayane Andrade, gerente da Gerência de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais em Educação.
Para Thiago Calábria, o diálogo com a gestão é fundamental para garantir a lisura do processo. “Tivemos uma reunião sobre as alterações nos programas Mestres da Educação e Escola de Valor. Nossa entidade é contrária à política de bonificação por desempenho; no entanto, os prêmios têm boa aceitação entre a categoria. Por conta disso, estamos em diálogo com a Gerência de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação para garantir transparência e lisura na concessão desses prêmios”, afirmou. Ele destacou ainda que, até o momento, poucas informações detalhadas foram apresentadas, mas que a manutenção da cultura de estímulo à elaboração e execução de projetos é um ponto positivo por parte da SEE.
O Sintep-PB segue acompanhando as discussões e reforça o compromisso com a valorização profissional dos trabalhadores e trabalhadoras em educação da rede estadual.