O SINTEP esteve presente na 1ª Conferência Livre de Meio Ambiente dos Movimentos Sociais de Campina Grande-PB, realizada no dia 22 de janeiro na Escola Estadual Clementino Procópio. O evento reuniu diversas entidades da sociedade civil do município com o objetivo de ampliar a participação social no processo de retomada e reconstrução das políticas ambientais do país, a partir das demandas locais, como preparação para a 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, que ocorrerá em maio, em Brasília (DF).
O sindicato foi um dos responsáveis pela organização do evento, representado pela professora Socorro Ramalho, diretora da 3ª Regional, junto à Central Única dos Trabalhadores e outras entidades de classe e movimentos sociais. Também participaram do evento o mandato da vereadora Jô Oliveira, a Associação de Juventudes, Cultura e Cidadania (AJURCC), clubes de mães, representações de sociedades de amigos de bairros, professores da UEPB, MST, movimento de mulheres, entre outros.
De acordo com Socorro Ramalho, cerca de 90 pessoas participaram do evento para discutir os eixos que serão abordados posteriormente na Conferência Nacional, como mitigação, adaptação e preparação para desastres, transformação ecológica, ‘justiça climática’ (conceito que reconhece os impactos desiguais das mudanças climáticas sobre diferentes populações, sendo as mais vulneráveis as mais afetadas), governança e educação ambiental (processos e instituições por meio dos quais as decisões sobre o meio ambiente são tomadas e implementadas).
Socorro informou que, durante a conferência, foi escolhido um delegado para Conferência Nacional e que a sociedade civil organizada de Campina Grande também terá participação na COP30, este ano. “Foi um evento muito positivo e necessário, e o SINTEP continuará presente e participando de iniciativas climáticas, contribuindo para uma transição rumo a um futuro mais sustentável, viável e inclusivo”, destacou.