Sintep participa da Conferência Municipal de Saúde do trabalhador em Campina Grande

Entre os dias 31 de março e 1º de abril, foi realizada a segunda Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Campina Grande, com o tema central “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”. Na programação, foram incluídos eixos temáticos, como a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora, e a participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para a efetivação do controle social.
O SINTEP, com assento no referido órgão, esteve representado pela conselheira Socorro Ramalho, diretora da 3ª Regional, que participou ativamente, coordenando mesas, incluindo a primeira mesa do Eixo 1, que abordou a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, além de coordenar o grupo de trabalho e a plenária dos usuários para a eleição dos delegados e delegadas.
De acordo com Socorro Ramalho, foi uma conferência bastante participativa, na qual foram eleitos seis delegados para a conferência estadual, que ocorrerá no próximo mês de junho, e, posteriormente, haverá a conferência nacional. Para a professora Socorro Ramalho, “no nosso governo, o governo do presidente Lula, as conferências estão acontecendo. Quando as prefeituras e os estados não convocam, as conferências livres podem ser convocadas para que a sociedade civil tenha voz, tenha direito de elaborar e enviar propostas para os diversos ministérios.”
Ela informou que, neste ano, ocorrerão várias outras conferências, como: a de saúde do trabalhador, dos direitos das mulheres, das cidades, da pessoa idosa e do meio ambiente. “Portanto, o governo Lula é um governo que prima pelo direito da sociedade civil de opinar e de apresentar suas propostas para as políticas públicas do nosso país”, destacou Socorro.