SINTEP marca presença na marcha da classe trabalhadora em Brasília-DF

Durante esta terça-feira, 29 de abril, uma delegação formada por diretores, diretoras, professores e professoras da base marcou presença na Marcha da Classe Trabalhadora, ocorrida em Brasília, pela valorização do serviço público, em defesa da educação pública e dos direitos trabalhistas. Com organização da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e demais centrais sindicais, a marcha antecedeu o Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de Maio.
A concentração começou pela manhã, com uma caminhada até o Congresso Nacional, onde os manifestantes levaram aos poderes Legislativo e Executivo as pautas de interesse do conjunto dos trabalhadores, como a Redução da Jornada de Trabalho sem redução de salário – pauta histórica da CUT – e o fim da escala 6×1, além da isenção do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para quem ganha até R$ 5 mil por mês, a pauta dos trabalhadores e trabalhadoras no Serviço Público das três esferas, a valorização da Agricultura Familiar, o cumprimento da lei de igualdade salarial entre homens e mulheres, transição energética justa, combate ao racismo e à LGBTQIA+fobia, entre outras reivindicações.
Para Lucas Santos, professor de sociologia da ECI Celestin Malzac, em João Pessoa, a realização da Marcha Nacional foi fundamental para colocar na agenda nacional pautas importantíssimas para os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros, especialmente depois de tantos anos de ataques aos direitos de todos e todas. “Eventos como este são importantíssimos, principalmente para nós, professores, ocuparmos esses espaços e estarmos nas ruas com as nossas reivindicações. O SINTEP da Paraíba trouxe uma caravana de 30 companheiros e companheiras que se dispuseram a participar da Marcha defendendo essas pautas, defendendo a classe trabalhadora e se aproximando de uma data tão significativa como o 1º de maio, o nosso dia, o dia dos trabalhadores e das trabalhadoras”.
Para o diretor da 2ª regional do SINTEP, Wilson Massau, a Marcha dos Trabalhadores, um evento organizado pelas centrais sindicais, contou com a significativa participação do SINTEP, sindicato importante da Paraíba filiado à CNTE. O objetivo foi contribuir com esse evento, um símbolo de organização da classe trabalhadora na luta por direitos já existentes e por novas conquistas. Entre as pautas, destacam-se a isenção do imposto de renda para quem ganha até 5 mil reais e o fim da jornada de trabalho 6×1, considerada exaustiva, especialmente para as mulheres, que ficam com pouco tempo para a família. Massau mencionou a pauta da redução da carga horária e a redução salarial.
Massau destacou também o forte clamor por “sem anistia para golpistas” entre os manifestantes, mesmo não sendo um ponto central da pauta das centrais, e a exigência de prisão para Bolsonaro. Ele finalizou reforçando a importância da presença do SINTEP nesse evento significativo, contribuindo para a organização dos trabalhadores do país.