SINTEP firma parceria com o Cendac em campanha de combate à violência contra as mulheres

Por meio de suas Secretarias de Gênero, Etnia e Diversidade e a Secretaria de Formação, o SINTEP firmou parceria com o Centro de Apoio da Criança e do Adolescente- CENDAC), organização Não-governamental, histórica no estado da Paraíba, para realização da campanha de combate à violência contra as mulheres. A referida campanha teve inicio nesse mês de março, mas a proposta é que se expanda ao longo de todo o ano com ações nas escolas envolvendo professores/as, estudantes e gestão.
Para a presidente Valquíria Alencar, que é ex diretora do SINTEP, “essa parceria é uma forma de estreitarmos os laços com a campanha realizada pelo CENDAC, no combate a violência contra ás mulheres, que se intitula: “Por todas elas e por nós também – em defesa da vida das mulheres”. O objetivo é apresentar aos gestores, professores, equipe técnica e pedagógica das escolas estaduais e municipais as ações e propostas da campanha, pois o projeto será desenvolvido nas unidades de ensino.
Valquíria afirmou que a a campanha é uma reedição da realizada em 2017, em cerca de 30 escolas estaduais da Paraíba, com palestras, oficinas, debates sobre violência contra as mulheres, cultura de paz, combate ao racismo e a LGBTFobia. O resultado da iniciativa foi a publicação do livro “Mulheres Inspiradoras”, que reuniu histórias de mulheres de diversas áreas, como cultura, saúde e política, escrita pelos estudantes das escolas participantes do projeto do Cendac.
De acordo com a diretora da secretaria de Relações de Gênero, Raça, Etnia e Diversidade do sindicato, “a parceria esta em completa unissonância com a campanha já desenvolvida pelo SINTEP, no 8 de março desse ano, “Ainda estamos aqui: pela vida das mulheres”. Dessa forma, vejo com grande alegria e entusiasmo, poder atuar junto ao CENDAC com pessoas, como Valquíria Alencar, que tem dedicado sua vida a esse trabalho, na luta pelo protagonismo e construção de espaços femininos em uma sociedade tão misógina como a nossa”, destacou.