SINTEP cobra da Secretaria de Educação a volta da carga horária de treinamento para Profissionais de Educação Física

A diretoria do SINTEP enviou ofício e dialogou com o secretário de Gestão Pedagógica, Edilson Amorim, sobre o retorno da carga horária de treinamento para os profissionais de educação física da rede estadual. A solicitação está fundamentada no artigo 27, inciso IV, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que estabelece como um dos objetivos da educação física o desenvolvimento integral do aluno, incluindo a prática esportiva.
O sindicato solicitou ao secretário que analise e acolha a presente demanda, pois é fundamental para garantir que os alunos da rede estadual de ensino tenham acesso a um ensino de qualidade e a oportunidades iguais de desenvolvimento esportivo. Esse pedido é reforçado pela iniciativa, já anunciada pelo Secretário Wilson Filho, de realização dos jogos escolares da rede estadual e pela execução, por parte do governo do estado via SEJEL, dos jogos escolares estaduais. A sugestão dessa inclusão que seja nos moldes adotados para os professores das bandas marciais.
De acordo com o professor de educação física Hedgard Rodrigues, que também é diretor de Juventude do SINTEP, ” Nós estamos reivindicando a carga horária de treinamento na matriz curricular desde quando a mesma foi retirada. Além disso, temos outros pontos para luta de uma educação de qualidade que englobam a garantia de espaço adequado como quadras cobertas ou ginásios esportivos com bebedouros e vestuário, materiais desportivos, condições adequadas de trabalho e assistência aos estudantes da rede estadual para participar dos jogos escolares, bem como a volta dos jogos da rede estadual.” Hedgard afirmou que “O exercício do desporto escolar e o acesso ao conhecimento da cultura corporal nas aulas de educação física é um direito na aprendizagem de crianças, adolescentes, jovens e adultos que não pode ser negligenciado”.
Para o coordenador de Organização, professor Felipe Baunilha, é muito importante que a Secretaria esteja aberta a esse debate sobre o equilíbrio curricular e a garantia do esporte nas escolas, considerando que esse é um dos principais elementos para o desenvolvimento da cidadania dos estudantes. Trata-se também de uma maneira de assegurar os direitos dos profissionais de educação física.