Professor da rede estadual recebe premiação pelo projeto de Educação Antirracista

Durante o encontro de coletivos da CNTE, realizado em Recife-PE nos dias 17 e 18 de julho, foram entregues os prêmios aos cinco vencedores do concurso “Juventude que Muda a Educação Pública”, promovido no ano passado com o objetivo de melhorar o ensino e promover impacto social nas comunidades. O professor de Artes da rede estadual da Paraíba, Iago José Lima de Melo, foi um dos contemplados, representando a região Nordeste com o projeto “Laboratório Experimental da Negritude: potencializando uma educação artístico-cultural e antirracista para o êxito escolar”.
O professor Iago leciona na Escola Cidadã Integral Técnica Monsenhor Pedro Anísio, localizada no bairro de Mandacaru, em João Pessoa. Seu trabalho se destacou como um dos mais bem avaliados nos critérios do concurso, que incluíam respeito aos direitos humanos, elaboração autoral, vinculação à pedagogia freireana, impacto social, fortalecimento da democracia e cidadania, tempo de execução e número de beneficiados. “Esse prêmio é muito importante, pois trata-se de um projeto com muita força e que está sendo continuidade pelos próximos anos”, enfatizou Iago.
O Laboratório Experimental da Negritude vem sendo desenvolvido desde 2024, na ECI Pedro Anísio, e conquistou o primeiro prêmio nacional. Para o professor Iago, o sentimento é de gratidão e realização por ter conseguido concluir e alcançar tantas pessoas da comunidade escolar. “Não foi apenas um projeto para os alunos, mas envolveu toda a direção, coordenação pedagógica, professores e funcionários.”
De acordo com o professor idealizador, o projeto foi inspirado no Teatro Experimental do Negro, fundado em 1944 por Abdias Nascimento, que tinha como objetivo combater o racismo e promover a valorização da cultura e identidade negra no Brasil. “Essa foi uma referência fundamental para a criação do laboratório, cujo tema antirracista é relevante não só no ambiente escolar, mas também fora dele. O projeto Laboratório Experimental da Negritude originou o espetáculo “Redoma”, que aborda temas antirracistas e foi encenado no ano passado pelos alunos da ECI, no Teatro Ednaldo do Egito, em João Pessoa.
O Professor Iago Melo é mestre em teatro pela Universidade de Évora, Portugal, licenciado em Teatro pela Universidade de Pernambuco e especialista em Artes e Tecnologias pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Ele também já foi premiado em nível estadual, recebendo o prêmio Mestre da Educação 2024, pelo mesmo projeto.
Para o diretor da Secretaria da Juventude do Sintep, Hígor Lins, a vitória do professor Iago é motivo de grande felicidade. “Ficamos muito felizes com essa conquista para a Paraíba. O concurso foi amplamente divulgado pelo Sintep, e conseguimos ter quatro projetos inscritos, ao lado do Rio Grande do Norte.” Hígor Lins disse que essa premiação é ainda mais significativa por abordar a questão da negritude e da diversidade, temas tão importantes para a educação e para a formação de uma juventude protagonista. A Secretaria de Juventude do Sintep tem se dedicado a apoiar esses projetos inovadores, que trazem novas perspectivas para a escola e fortalecem o papel dos profissionais jovens da educação.