O Bloco Amélia, Nunca Mais, criado em 2009 pelo Movimento de Mulheres de Cajazeiras (Centro de Defesa das Mulheres Márcia Barbosa de Sousa, Sintep-PB e outras organizações) com a função Social e objetivo principal de combater a violência contra as Mulheres no período carnavalesco. Este ano o Bloco completa 14 anos de atuação.
No decorrer deste processo de construção, o Bloco estabeleceu os critérios para escolha das mulheres que serão homenageadas entre estes estão: Atuação nas Lutas e Movimentos de Mulheres, ser feminista e defender todas as pautas das mulheres. O Bloco já homenageou as companheiras: Fatima Cartaxo, Laurecy Penaforte, Mariana Moreira, Elza Gomes, Maria Saraiva, entre outras.
Este ano de 2024, a homenageada foi a companheira guerreira Betinha do Sintep-PB, fundadora do Centro de Defesa das Mulheres Márcia Barbosa, Diretora Regional do Sindicato, ativista do PT e do movimento de proteção aos animais. E também Pré candidata a vereadora pelo PT de Cajazeiras. Conforme Betinha, “me senti muito honrada e agradecida pela lembrança. Sigamos, pois a luta continua”.
O desfile foi bastante participativo como muitos foliões e folionas da cidade e adjacências contando também com a presença de outros movimentos e organizações se uniram ao bloco entre estes; Mulheres, Coletivo de Relações de Gênero do Sintep, PT, CUT, SINFUMC, Movimento Negro e Associações.