Sintep realiza encontro de Formação na 6ª regional em Patos-PB

O encontro regional de formação, realizado pelo SIntep-PB na 6ª regional em Patos-PB, que aconteceu entre os dias 15 e 16 de agosto teve uma programação marcada por intensos debates e aprendizados. Com o tema ‘O papel do representante sindical na escola’, o evento contou com a participação da diretora da secretaria de formação da CNTE, Marta Vanelle, dirigentes do sindicato e cerca de 50 representantes de base, eleitos em 80% das escolas localizadas nas 23 cidades que compõem a 6ª regional.
No primeiro dia (15), pela manhã, o tema central foi abordado com uma exposição e debate liderados por Marta Vanelle, da Secretaria de Formação da CNTE. A atividade foi encerrada com oficinas pedagógicas que resultaram em uma vasta produção de conhecimento. No período da tarde, a discussão se aprofundou na Política Educacional e Valorização Docente. Felipe Baunilha, coordenador da Secretaria de Organização do Sintep, conduziu uma exposição e debate sobre os Diálogos Necessários sobre o PCCR e a Gestão Pedagógica da SEE/PB.
A manhã de sábado (16), o debate foi sobre um tema fundamental: O Assédio Moral nas Escolas. A discussão foi liderada por Hígor Lins, diretor da Secretaria da Juventude do Sintep-PB e vereador no município de Cuité-PB, que destacou os resultados da campanha lançada pelo sindicato e compartilhou sua experiência como professor, dirigente sindical e vereador. Em sua fala, ressaltou “sabemos que o ambiente escolar, infelizmente, ainda é terreno fértil para práticas de assédio, e muitas vezes quem poderia ajudar prefere silenciar. O Sintep reitera o compromisso de dar voz a quem sofre em silêncio e transformar dor em resistência.”
O evento foi encerrado com uma mesa conduzida pelo coodenador da Secretaria de Organização, Felipe Baunilha sobre a estrutura organizacional do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação da Paraíba (Sintep-PB. Na sua apresentação detalhou como o sindicato é composto por uma coordenação geral, 13 secretarias e 14 regionais, cada um com funções específicas para garantir o funcionamento eficiente da entidade.
A diretora da 6ª regional, Verialucia Dias, destacou a importância da formação, afirmando: “A partir dela, teremos um conselho político funcionando nesta regional. O direcionamento para isso está sendo definido nesta formação, e eu espero que ele se torne estatutário e que as demais regionais também organizem seus conselhos, pois são extremamente positivos e dão respostas práticas. Com a base organizada e se sentindo representada, nossa luta é bem mais positiva.”
A coordenadora da Secretaria de Formação do Sintep-PB, Leonia Gomes, idealizadora da formação, avaliou o evento como excelente, destacando a grande participação dos representantes das escolas. Ela ressaltou que são profissionais jovens, questionadores, comprometidos com a educação e com vontade de aprender e participar do conselho político da 6ª regional. O objetivo da secretaria é ampliar e realizar essa formação em breve em todas as 14 regionais do sindicato, visando fortalecer a base e ampliar os conhecimentos. “Essa foi uma sementinha que vamos continuar regando para colher certamente, muitos frutos”, afirmou Leonia.