Sintep realiza e participa de várias atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

O SINTEP realizou em parceria diversas atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Os eventos foram organizados pelo Movimento de Mulheres e Feministas da Paraíba, Central Única dos Trabalhadores s e reuniram entidades e grupos políticos, sociais e culturais, em defesa da vida, dos direitos e da liberdade das mulheres, além de contar com a presença de famílias e apoiadores.
Em João Pessoa, teve uma programação que aconteceu ao longo do dia sábado (8), na Praça Dom Adauto, com o tema “Ainda estamos aqui — vivas e festejando!”. Representando o sindicato da educação estadual, estiveram presentes as diretoras Leônia Gomes (Secretaria de Formação), Ana Zélia (Secretaria de Administração), Cícera Batista (4ª Regional – Cuité), além do coordenador geral, Antônio Arruda, e Wilson Massau, diretor da 2ª Regional – Guarabira. A programação contou ainda com um cortejo pelas ruas do centro da cidade, com alas que representaram diferentes pautas do movimento feminista, como a luta contra o feminicídio, a defesa da vida e da segurança das mulheres, o combate à cultura do estupro, a resistência contra o fascismo, o racismo e a LGBTQfobia, a defesa dos direitos reprodutivos, a denúncia da violência obstétrica, a luta por acesso à cidade e mobilidade urbana, a justiça ambiental com uma perspectiva ecofeminista, e a garantia de trabalho digno e remuneração justa para as mulheres.
Em Campina Grande, as diretoras da 3ª Regional (Socorro Ramalho e Raimunda Gonzaga), da Secretaria de Aposentados e Aposentadas (Keila Pimentel) e da Comunicação (Raquel Rodrigues) entre outras mulheres educadoras participaram do Ato Político-Cultural, realizado na tarde de sábado, em frente ao Museu dos Três Pandeiros. O evento teve como lema “Para TODAS as mulheres e meninas: Direitos. Igualdade. Empoderamento.” Organizado em parceria com a Frente de Mulheres de Campina Grande, o Comitê de Cultura da Paraíba e outras organizações, a programação teve clima de carnaval, com apresentações culturais do grupo Baque Mulher, Morgana Santos, Leia Mulheres, o bloco Mulheres da Rua, além de muito frevo e alegria. O ato reuniu mulheres cis, trans, do campo e da cidade na luta contra a violência e pela garantia de direitos.
Em Cajazeiras, a 9ª Regional (por meio da diretora Betinha Rodrigues) e a Secretaria de Relações de Gênero, Etnia, Raça e Etnia ( a coordenadora Laurecy Penaforte) realizaram três atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Foram dois programas de rádio, com duas horas de duração cada um, na Rádio Alto Piranhas (Rádio Mulher) e na Rádio Oeste (Programa Voz do Povo), além de uma panfletagem na Feira Livre. As diretoras também marcaram presença no Evento Cultural na Praça do Leblon, onde foi realizado um grito por justiça pelos assassinatos de três mulheres: Ianny, Laiana e Natalícia, cujos assassinos ainda estão soltos e impunes.
Para a diretora Laurecy Penaforte, o Dia Internacional da Mulher , data apropriada para reflexões, denúncias e pedidos de justiça cobrando poíticas públicas para que outras não venham morrer; “AINDA ESTAMOS AQUI! Contra o MACHISMO, Contra o RACISMO, Contra o FASCISMO, Contra VIOLÊNCIA e pela VIDA DAS MULHERES. Nenhuma a menos!”