Sintep promove debate em rádio sobre Reparação Histórica e a Luta das Mulheres Negras
A 9ª Regional do Sintep, em Cajazeiras, junto com a Secretaria de Relações de Gênero, Etnia e Diversidade do Sindicato, promoveu um importante debate no programa de rádio Oeste da Paraíba no último dia 22 de novembro. A atividade fez parte da Campanha “16 Dias de Ativismo”, que ocorre até o dia 10 de dezembro e teve como tema central: “A História das Lutas das Mulheres Negras por Reparação Histórica e Bem Viver”.
Com a apresentação da Professora Laurecy Penaforte (Diretora da Secretaria de Relações de Gênero), o debate contou com a participação das debatedoras: as professoras Francisca Pereira e Maria da Guia, e as diretoras do Sintep Simone Vieira (Secretaria de Gênero) e Leonia Gomes (Secretaria de Formação). A atividade gerou grande engajamento, contando com a participação ativa de vários/as ouvintes.
Durante o debate, foram exaltadas as conquistas e os avanços no Governo Lula, as demandas e reivindicações do povo negro, bem como a necessidade da sociedade assumir o compromisso de respeito à legislação e às políticas públicas de igualdade e justiça social.
Para Laurecy Penaforte, está claro que a reparação é um passo significativo no reconhecimento da dívida histórica do Estado com o Povo Negro. Ela afirma que: “A educação é o caminho da verdadeira reparação para se construir um país, um Brasil mais justo e igualitário. A aprovação da PEC 27/2024, que visa criar o Fundo de Reparação para financiar políticas públicas voltadas à população negra nas áreas de educação, cultura, emprego, habitação e combate ao racismo, é um passo histórico na construção da justiça racial e social. A Reparação não é privilégio, mas um direito do Povo Negro.”
Laurecy avalia que este primeiro debate realizado na Rádio Oeste de Cajazeiras durante a campanha foi extremamente positivo e produtivo. “Tivemos a participação de vários telefonemas, de locais distantes, de pessoas querendo discutir e colocando suas opiniões. De certa forma, foi extraordinário. Nós agradecemos a todos que participaram, às companheiras debatedoras, à companheira Simone Vieira, à Francisca Pereira, à professora Maria da Guia de Triunfo, à companheira Leônia, que através de um telefonema fez uma intervenção significativa, e também à companheira Betinha, a diretora da 9ª regional, que entrou nessa discussão esclarecendo e colocando a sua opinião.”
A Campanha “16 Dias de Ativismo” visa sensibilizar profissionais da educação, estudantes e a sociedade sobre o respeito mútuo, combatendo práticas criminosas cuja origem histórica remonta ao sistema patriarcal. A programação inclui ações de panfletagem e diálogo em escolas estaduais de Cajazeiras e região, além de debates na mídia, como no programa “A Voz do Povo” na Rádio Oeste Paraíba. O objetivo é abordar a violência e o machismo contra mulheres e meninas, combater o racismo e promover a defesa dos direitos humanos.