Sintep-PB participa de reunião e assegura EJA em escola de Mangabeira
O Sintep-PB, por meio dos diretores José Martins (sec. Sindical) e Hedgard Rodrigues (sec. da Juventude), juntamente com a professora Maria da Penha Silva Araújo, participou de uma reunião, nesta terça-feira (20), na Secretaria de Educação do Estado, com a gerente de Educação de Jovens e Adultos, Edilma Ferreira, para tratar de problemas na oferta de vagas da EJA na EEEF Borges da Fonseca, localizada no Conjunto Cidade Verde, em Mangabeira VII, João Pessoa.
De acordo com relato da professora Maria da Penha, representante da EEEF Borges da Fonseca, a unidade escolar funciona nos três turnos, atendendo cerca de 400 estudantes do Ensino Fundamental I e II. No entanto, durante o período de matrículas, por orientação da gestão da escola, foi comunicado aos interessados que não seria mais ofertada a EJA no turno noturno. A notícia surpreendeu tanto os alunos interessados em estudar nessa unidade quanto os professores que atuam nesse turno, que seriam obrigados a procurar outras escolas para completar sua carga horária.
Segundo Hedgard Rodrigues, diante da denúncia, o Sintep procurou a gerência no sentido de solucionar a problemática. Durante a reunião, ficou assegurada a manutenção da oferta da EJA na referida escola, nos ciclos I, II, III e IV, e agora V e VI, para que ninguém será prejudicado. “Solicitamos que a educação de jovens e adultos continue sendo ofertada, não apenas nessa escola, mas também em demais unidades escolares, garantindo o direito à escolarização de pessoas que não tiveram acesso ou não conseguiram concluir os estudos na idade considerada regular”, destacou.
O diretor José Martins (Dedé) afirmou que o Sintep segue na luta e vigilante para que a EJA, enquanto política pública essencial para a redução das desigualdades educacionais, seja garantida na educação estadual com qualidade, cumprindo seu papel social e promovendo a inclusão, a cidadania e o acesso a melhores condições de trabalho e participação social.