O coordenador da Secretaria de Organização do SINTEP-PB, professor Felipe Baunilha, integrou a comitiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) que participou da XIII Conferência Regional da Internacional da Educação, Seccional América Latina, realizada na Costa Rica, entre os dias 07 e 09 de abril. A Conferência contou com participação de delegações de representantes sindicais de toda a América Latina.
Durante o evento foram realizados debates e discussões fundamentais sobre os desafios da classe trabalhadora da educação, para combater a mercantilização da educação e avançar na construção de políticas de valorização dos profissionais da educação. De acordo com o professor Felipe Baunilha, todos os países da América Latina passam por situações muito semelhantes em relação aos desafios de valorização dos profissionais de educação e da escola pública, que são temas da ordem do dia para a CNTE.
“Nessa conferência todas as organizações presentes avaliaram a situação de seu país e compartilhamos várias definições para a luta em defesa da escola pública e dos profissionais da educação para os próximos anos”. O professor Felipe destacou ainda que, “seguimos a nossa luta, não só na Paraíba, no Brasil e na América Latina. É fundamental nossa união enquanto trabalhadoras e trabalhadores em educação em nível mundial, precisamos estar juntos e juntas em defesa de um mundo mais justo, mais solidário e em defesa da valorização dos profissionais da educação e da escola pública “, finalizou.
A Conferência também marcou a eleição do novo Comitê diretivo da Internacional da educação. Representando a América do sul assumiu o professor Roberto Leão, de São Paulo, substituindo a professora Fátima Silva, do Mato Grosso.