Sintep-PB cobra convocação imediata de todos os aprovados no concurso da educação
O Sintep-PB vê com preocupação as declarações do governador da Paraíba, na semana passada, e do secretário de Administração, feitas ontem, indicando que o governo ainda está estudando a quantidade de pessoas a serem convocadas no concurso da Educação, com base em análises de impacto financeiro e orçamentário.
Para o sindicato, essa sinalização aponta para a possibilidade de fracionamento das nomeações, o que contraria a expectativa legítima dos aprovados e da categoria, além de manter a rede estadual dependente de contratos precários, que fragilizam direitos, aumentam a rotatividade e comprometem a continuidade pedagógica nas escolas.
Para o coordenador-geral do Sintep, Felipe Baunilha, não há justificativa para adiar essa convocação, já que o Estado mantém hoje cerca de 8.500 profissionais em contratos precários, o que fere a Constituição Federal e a LDB. “Esperamos que o governo assuma um compromisso público e objetivo e convoque todos os aprovados no concurso imediatamente, ainda no mês de janeiro”.
O Sintep-PB reafirma que uma educação pública de qualidade se constrói com profissionais concursados, direitos garantidos e carreira valorizada. Concurso público não é favor, é direito, sendo a forma correta de ingresso na carreira, de valorização profissional e de fortalecimento da educação pública.