O Secretário de Organização do SINTEP-PB, Felipe Baunilha, participou na tarde de segunda-feira (25) de um debate sobre o uso de celulares e dispositivos eletrônicos em salas de aula, realizado no plenário da Assembleia Legislativa do Estado, em João Pessoa. O evento foi promovido pela Comissão de Educação, Cultura e Desportos da (ALPB) e contou com a presença de representantes da Educação, sindicatos de professores da rede pública e privada, Conselho de Educação, Secretaria de Educação e outras entidades.
Durante o evento, foi apresentada a proposta de projeto de lei da deputada Cida Ramos, presidente da Comissão de Educação, que visa regulamentar o uso de celulares e dispositivos eletrônicos nas escolas. No entanto, surgiram diferentes pontos de vista: alguns defendem que a proibição total pode ser excessiva, sugerindo que a tecnologia poderia ser uma ferramenta pedagógica, enquanto outros destacaram a importância da disciplina no uso dos dispositivos.
Felipe Baunilha lembrou que a Paraíba já possui uma lei que proíbe o uso de celulares sem finalidade pedagógica, mas ressaltou que a proibição sozinha não resolve o problema, pois os estudantes continuam utilizando os aparelhos. Ele defendeu a regulamentação do uso da tecnologia para potencializar a aprendizagem, destacando que o problema não está nos celulares em si, mas no uso inadequado que os estudantes fazem deles, especialmente em relação aos jogos de azar online. Baunilha enfatizou a importância de formar professores para usar a tecnologia de maneira pedagógica e instrutiva, além de garantir infraestrutura adequada nas escolas.
Por fim, Baunilha parabenizou a deputada Cida Ramos e a Comissão de Educação pela iniciativa de retomar o debate sobre o tema e afirmou que o Sindicato espera que a discussão seja ampliada com a participação da Secretaria de Educação e de Ciência e Tecnologia. A Comissão se comprometeu a continuar o diálogo com a sociedade e os órgãos educacionais para buscar soluções equilibradas que atendam às necessidades dos alunos e das instituições de ensino.