Sintep e CUT-PB promovem Cine Debate em alusão ao mês da Consciência Negra
O Sintep, por meio de sua Secretaria de Relações de Gênero, Etnia e Diversidade, em parceria com a Secretaria de Combate ao Racismo da CUT-PB, promoveu na noite do dia 19 de novembro o Cine Debate ‘A Coisa Tá Preta’, em celebração ao Mês da Consciência Negra,
O evento, realizado na sede do sindicato em João Pessoa, exibiu o registro cinematográfico homônimo, produzido pelo filósofo e cineasta Gabriel Filipe. Para enriquecer a atividade, o encontro contou com a apresentação cultural do músico e ativista paraibano Escurinho.
Após o debate do filme, a professora Adriana Alencar, da área de Humanas da ECIT Raul Córdula, apresentou as ações de enfrentamento ao racismo e promoção de práticas antirracistas realizadas na referida escola. Ela informou que as atividades ocorreram durante a semana (3 a 7/11) como ação pedagógica: Ciclo de Palestras em alusão ao mês da Consciência Negra, evidenciando o compromisso da comunidade escolar com o respeito, a igualdade e a valorização da cultura afro-brasileira.
De acordo com Adriana, nesta edição, foram homenageados João Balula e Gertrudes Maria, personalidades que representam a força, a resistência e a importância da presença negra em nossa história. Ela detalhou que a programação foi diversificada e incluiu: Oficinas de literatura e sobre os direitos dos povos quilombolas; roda de conversas sobre racismo religioso e vivências de estudantes nas religiões de matriz africana; palestras sobre enfrentamento e combate ao racismo na escola, ministrada pela professora Fernanda França, da Secretaria de Relações de Gênero do Sintep; apresentações culturais dos estudantes; além de um desfile de visibilidade e exaltação à beleza afro-brasileira e indígena, entre outras.
Para a professora Adriana Alencar, o sucesso das atividades e o impacto do Ciclo de Palestras só foram possíveis graças ao envolvimento de toda a comunidade escolar. “O sucesso das atividades contou com o engajamento de alunos de diversas turmas, da gestão escolar, professores, coordenadores pedagógicos de todas as áreas e inspetores. Isso demonstra que a luta antirracista é uma causa abraçada por toda a ECIT Raul Córdula”, afirmou.
Marcaram presença no Cine Debate a secretária de Combate ao Racismo da CUT-PB, Lourdes Teixeira, e o Presidente Tião Santos, além das diretoras do Sintep: Vânia Mendes (Secretaria de Formação) e Geuisa Galdino (Secretaria de Organização) e representantes da Marcha da Negritude Unificada da Paraíba .