O professor de Artes da rede estadual da Paraíba, Iago José Lima de Melo, que leciona na Escola Cidadã Integral Técnica Monsenhor Pedro Anísio, no bairro Mandacaru, em João Pessoa, ficou entre os cinco vencedores do concurso ‘Juventude que Muda a Educação Pública’, promovido pela CNTE. O resultado foi anunciado na última segunda-feira (6) pela comissão do concurso, e os vencedores serão apresentados no Encontro Pré-Congressual da Juventude da CNTE, em 2025. No total, foram inscritos 15 projetos da Região Nordeste, sendo quatro da Paraíba.
O projeto ‘Laboratório Experimental da Negritude: potencializando uma educação artístico-cultural e antirracista para o êxito escolar’, idealizado pelo professor Iago Melo, foi o vencedor da Região Nordeste. Ele se destacou como um dos trabalhos mais bem avaliados nos critérios do concurso, incluindo respeito aos direitos humanos, elaboração autoral, vinculação à pedagogia freireana, impacto social, fortalecimento da democracia e cidadania, tempo de execução e número de beneficiados.
O Laboratório Experimental da Negritude vem sendo desenvolvido desde 2024, na ECI Pedro Anísio e conquista o primeiro prêmio nacional. Para o professor Iago, o sentimento de gratidão e realização por ter conseguido concluir e alcançar tantas pessoas da comunidade escolar. “Não foi apenas um projeto para os alunos, mas envolveu toda a direção, coordenação pedagógica, professores e funcionários. Estou muito grato e feliz por ter sido o vencedor da Região Nordeste. Este prêmio é muito importante, pois trata-se de um projeto com muita força e que terá continuidade nos próximos anos”, destacou.
O projeto –foi inspirado no Teatro Experimental do Negro, fundado em 1944 por Abdias Nascimento, que tinha como objetivo combater o racismo e promover a valorização da cultura e identidade negra no Brasil. Conforme o professor Iago, foi uma referência fundamental para a criação do laboratório, cujo tema antirracista é relevante não só no ambiente escolar, mas também fora dele. O projeto Laboratório Experimental da Negritude originou o espetáculo Redoma, que aborda temas antirracistas, foi encenado no ano passado pelos alunos da ECI, no Teatro Ednaldo do Egito, em João Pessoa.
O Autor- Professor Iago Melo é mestre em teatro pela Universidade de Évora, Portugal, licenciado em Teatro pela Universidade de Pernambuco e especialista em Artes e Tecnologias pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Ele também já foi premiado em nível estadual, recebendo o prêmio Mestre da Educação 2024, pelo mesmo projeto.
Para o diretor da Secretaria da Juventude do SINTEP-PB, Hígor Lins, a vitória do professor Iago é motivo de grande felicidade. “Ficamos muito felizes com essa conquista para a Paraíba. O concurso foi amplamente divulgado pelo Sintep, e conseguimos ter 04 projetos inscritos, ao lado do Rio Grande do Norte”. Hígor Lins disse que essa premiação é ainda mais significativa por abordar a questão da negritude e da diversidade, temas tão importantes para a educação e para a formação de uma juventude protagonista. A Secretaria de Juventude tem se dedicado a apoiar esses projetos inovadores, que trazem novas perspectivas para a escola e fortalecem o papel dos profissionais jovens da educação.
O SINTEP-PB parabeniza o professor Iago pela vitória e também os demais professores paraibanos que se inscreveram no concurso. Conforme Hígor, a secretaria da Juventude irá visitar os projetos inscritos para conhecer melhor suas propostas e dar mais visibilidade a essa inovação na educação paraibana, sempre com o apoio necessário para que os professores possam desenvolver seus projetos sem ser prejudicados pelos desafios enfrentados pela educação pública.
O Concurso- ‘Juventude que Muda a Educação Pública’ está em sua segunda edição e tem como objetivo promover e reconhecer cinco ações emancipadoras realizadas por trabalhadores jovens da educação em escolas municipais ou estaduais, com idades entre 18 e 35 anos. As inscrições para esta edição ocorreram entre setembro e dezembro de 2024, com participação de trabalhadores da educação de todo o Brasil, que apresentaram projetos para melhorar o ensino e promover impacto social nas comunidades.