Memórias- Teoria e prática de um estudioso da política”, é o título do livro do professor Rubens Pinto Lyra que será lançado no auditório do SINTEP-PB, no próximo dia 12 de julho (sexta-feira), às 16 horas. A trajetória do autor é marcada pela resistência à ditadura militar, pela defesa da democracia e pela promoção dos direitos humanos. É amplamente reconhecida, refletida nas diversas honrarias que recebeu ao longo de sua carreira.
O livro discorre sua trajetória como opositor do regime militar que teve inicio desde 1964, quando, ainda calouro do curso de direito, ele sofre a sua primeira cassação. Daí em diante, tornou-se opositor do regime militar, tanto no movimento estudantil quanto no docente — suas atividades acadêmicas e sindicais foram acompanhadas detalhadamente pelos serviços de inteligência da ditadura —, até a promulgação da Constituição Cidadã (1988).
Rubens Pinto Lyra, atuou como docente, pesquisador, gestor e promotor de iniciativas na área de extensão da UFPB. Entre 1980 e 1981, ocupou a vice-presidência da ADUFPB como membro da diretoria da gestão “Construção Democrática”. Foi um dos artífices do ANDES-SN e, nos anos 1990, participou da nova esfera pública da cidadania como fundador e dirigente de instituições de direitos humanos.
Aposentado desde 2004, teve a sua produção acadêmica intensificada. Possui mais de 30 livros publicados, todos voltados para a temática da democracia e do socialismo. Em reconhecimento à sua atuação, foi agraciado com a comenda Mérito Paraibano de Cidadania, da Assembleia Legislativa, a Medalha da Cidade de João Pessoa, maior honraria conferida pela Câmara Municipal da capital paraibana, e com o título de Professor Emérito, atribuído pela UFPB aos docentes aposentados que se destacaram em suas áreas.