O primeiro dia de mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras de educação da Paraíba paralisou cerca de 90% das escolas estaduais. Durante esta quinta-feira (22) foram realizadas assembleias pelas 14 regionais do SINTEP-PB com massiva participação de professores e professoras, onde foi tirado como encaminhamento estado de greve que deverá ser aprovado amanhã(23), na Assembleia Geral, caso o governo não venha atender as demandas da categoria. O movimento também está sendo apoiado nas unidades de ensino pelos demais servidores e estudantes.
Em João Pessoa, a assembleia da primeira regional aconteceu no horário da manhã, em frente ao centro administrativo estadual, reunindo cerca de 300 educadores, que logo após fizeram uma manifestação no térreo da Secretaria de Educação, com a finalidade de entregar em mãos um documento ao secretário Roberto de Sousa com as reivindicações da categoria com prazo até 15 de março, ao Governo do Estado. Após uma grande espera pelos manifestantes, uma comissão formada por professores/as e diretores do sindicato, além do presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-PB), Tião Santos, foi ser recebida pelo secretário da educação e seus auxiliares.
Roberto de Souza, na oportunidade, argumentou que a proposta do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração(PCCR) da educação ainda não foi enviada para o Governador, por que a secretaria, por meio dos setores técnicos e jurídicos, não analisou por falta de tempo. Ele destacou ainda que depende de outros setores do Governo para encaminhamento e aprovação de algumas medidas. O Coordenador geral do SINTEP-PB, Antonio Arruda disse ao próprio secretário que este descaso por parte do Governo com os principais protagonistas da educação, os trabalhadores e trabalhadoras está ficando insustentável e que o sindicato irá seguir e encaminhar o que a categoria decidir. Na pauta de reivindicação está a valorização da carreira com a aprovação do PCCR; reajuste salarial acima da inflação; qualidade da educação estadual e concurso público para professoras(es) e equipes escolares.
Assembleia Geral- Será realizada nesta sexta-feira, na sede do sindicato, em João pessoa a partir das 14h30min, com a presença dos trabalhadores e trabalhadoras em educação da Paraíba que virão de todo Estado para aprovar a pauta dos encaminhamentos e as demandas discutidas em todas as regionais.