Na próxima quinta-feira, 06 de fevereiro, a partir das 9h, professores e professoras aposentados(as) da rede estadual de ensino da Paraíba se reunirão em frente à Assembleia Legislativa, na Praça dos Três Poderes, para uma grande manifestação. A mobilização, organizada pelo SINTEP (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba), tem como objetivo cobrar do governador João Azevedo o cumprimento da Lei 13.258, que estabelece a reposição dos níveis do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) para profissionais da educação, incluindo aposentados.
De acordo com o coordenador geral do SINTEP, professor Antônio Arruda, o governador não honrou a promessa de aplicar a reposição prevista no artigo 38, parágrafo VI, da referida lei. “A lei determina que todos os profissionais da educação, ativos e aposentados, deveriam receber a reposição. Isso significa que as professoras aposentadas teriam 6% de aumento em janeiro e os professores 4%. No entanto, isso não aconteceu. Essa postura representa um prejuízo financeiro e uma grande discriminação com aqueles que tanto contribuíram para a educação do nosso Estado”, afirmou Arruda.
O sindicalista destacou a importância da manifestação para pressionar não apenas o governador, mas também os deputados e deputadas que aprovaram a lei. “Vamos cobrar que a Assembleia Legislativa exija o cumprimento da legislação. O governador não quebrou a paridade, mas quebrou a sua palavra, e isso é uma grande afronta aos direitos dos aposentados. Essas pessoas se doaram pela educação da Paraíba e merecem o reconhecimento e respeito”, pontuou.
Arruda reforçou o convite para a participação de toda a categoria: “Você, aposentada, aposentado, e você que está na ativa, venha participar dessa grande manifestação. Vamos juntos cobrar o reposicionamento prometido pelo governador João Azevedo e lutar pelo cumprimento da lei que nos é de direito.”
A manifestação promete mobilizar centenas de profissionais em um ato de reivindicação pela valorização e respeito aos direitos conquistados.