Felipe Baunilha é eleito novo Coordenador Geral do SINTEP-PB

O Conselho Diretor do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação da Paraíba (SINTEP-PB) escolheu, neste sábado (23), o professor Felipe Baunilha como novo coordenador geral da entidade para um mandato de dois anos. Militante histórico dos movimentos estudantis e da educação, Baunilha assume a direção máxima do sindicato em um momento de grandes desafios e conquistas para a categoria.
A trajetória de militância de Baunilha começou ainda no ensino secundarista, na Pastoral da Juventude Estudantil. Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), integrou a direção do Centro Acadêmico de Ciências Biológicas e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Acadêmico dedicado à área da educação, é mestre em Políticas Educacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atualmente cursa o doutorado na UFPE.
Professor da rede estadual desde 2012, ano em que se filiou ao SINTEP-PB, participou ativamente das mobilizações sindicais, como a greve de 2015. Sua primeira experiência na direção ocorreu entre 2019 e 2023, à frente da Secretaria de Juventude. Mais tarde, à frente da Secretaria de Organização, ampliou a presença do sindicato nas redes sociais e fortaleceu a comunicação com a base.
Ao assumir a coordenação geral, Baunilha enfatizou que o desafio é combinar a experiência acumulada pela entidade com novas práticas sindicais, adequadas à realidade atual da classe trabalhadora. Segundo ele, a organização por escola e o uso estratégico das redes sociais devem fortalecer ainda mais a luta em defesa dos direitos da categoria e da educação pública de qualidade.
O novo coordenador também ressaltou que a atual gestão obteve avanços significativos, como o novo PCCR, o pagamento do piso aos contratados, a incorporação da Bolsa de Desempenho aos aposentados e as mudanças na lei das escolas integrais, que garantiram um turno livre para professores. Para ele, o compromisso é seguir com diálogo, responsabilidade e, quando necessário, mobilização da categoria para assegurar conquistas e melhores condições de trabalho.