ECIT Raul Córdula promove semana de Educação Antirracista com cultura e debate
A Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Raul Córdula, localizada no bairro da Torre em João Pessoa, promoveu durante uma semana uma ação pedagógica de educação antirracista em alusão ao Mês da Consciência Negra. Com o tema: educação para as relações étnico-raciais: enfrentamento e combate ao racismo na escola e promoção de práticas antirracistas, a programação incluiu um ciclo de palestras e diversas atividades que contaram com a participação de toda a comunidade escolar.
O evento foi coordenado pela professora de sociologia Adriana Alencar, da área de Humanas, e com apoio das demais áreas, evidenciando o compromisso da comunidade escolar com o respeito, a igualdade e a valorização da cultura afro-brasileira.
Nesta edição, foram homenageados João Balula e Gertrudes Maria, personalidades que representam a força, a resistência e a importância da presença negra em nossa história e na construção de uma sociedade mais justa e plural.
Durante a programação, que serviu como evento de culminância do Projeto de Educação Étnico-Racial, aconteceram diversas apresentações culturais protagonizadas pelos próprios estudantes, incluindo recital de poemas de autores e autoras negras; encenação teatral da obra Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus; apresentações biográficas detalhadas de João Balula, Gertrudes Maria e da própria Carolina Maria de Jesus, as personalidades negras homenageadas; um desfile de visibilidade e valorização da beleza afro-indígena dos estudantes da escola; estações de tranças nagô conduzidas por estudantes trancistas; oficina de pinturas corporais afro-indígenas; e a inauguração do Comitê Antirracista Escolar, estabelecido como um espaço permanente de diálogo, acolhimento e ações pela igualdade racial. O evento foi encerrado com uma vibrante roda de samba, composta pelos próprios alunos da escola.
A professora Adriana Alencar enfatizou que o sucesso do evento foi resultado do engajamento e da participação coletiva das diversas turmas de alunos, da gestão escolar, dos professores, dos coordenadores pedagógicos de todas as áreas e dos inspetores. Ela manifestou o desejo de que esta ação contínua de educação antirracista, desenvolvida na ECIT Raul Córdula, possa ser compartilhada e replicada por toda a rede de ensino da Paraíba.
O Sintep destaca a excelência da ação pedagógica de combate ao racismo promovida na Ecit Raul Córdula, destacando seu valor formativo e o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Tais atividades, realizadas durante o mês da Consciência Negra que celebram a história, a cultura e a resistência afro-brasileira, cumprem um papel fundamental na educação antirracista e no fortalecimento da Lei nº 10.639/03. O sindicato reafirma seu apoio irrestrito a todos os educadores, estudantes e membros da comunidade escolar que transformam o ambiente de ensino em um território de debate, respeito e identidade, essenciais para o enfrentamento contínuo ao racismo estrutural em nossa sociedade.