CNTE lança a pesquisa: A juventude Trabalhadora da Educação

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) lançou a pesquisa “A Juventude Trabalhadora da Educação”, no dia (13) de agosto em uma live especial no YouTube. O estudo, feito em parceria com a Escola Nacional Paulo Freire (ENPF), busca aprofundar o conhecimento sobre os jovens profissionais da educação no Brasil.
A pesquisa, baseada em dados do Censo da Educação Básica 2020 do INEP, revelou um perfil detalhado desses profissionais, que são definidos como docentes com até 35 anos de idade.
Confira alguns destaques:
Mulheres representam 79,5% dos docentes jovens; 71,9% atuam na rede municipal e 28,1% na rede estadual; a maioria dos contratos de trabalho são temporários (53,63%), enquanto 43,21% são efetivos ou concursados; 67,062% possuem ensino superior completo.
A pesquisa também sugere ações para os sindicatos, como a criação de campanhas informativas sobre a sindicalização e a realização de eventos focados na participação dos jovens.
A live pode ser acessada no https://www.youtube.com/watch?v=450dtxuPVrg&t=16s e a pesquisa completa no https://cnte.org.br