O diretor de Organização do SINTEP-PB, Felipe Baunilha, informou nesta sexta-feira, 17 de janeiro, que a paridade está mantida e que todos os aposentados e aposentadas da educação estão contemplados no novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR). Ele esclareceu que se trata de um plano abrangente e que todas as categorias terão reajustes salariais a partir de janeiro de 2025. “Tanto em relação à remuneração quanto à paridade, os aposentados estão dentro do PCCR e receberão os reajustes de acordo com seu nível e sua classe. Aqueles e aquelas com doutorado, mestrado ou especialização receberão um reajuste significativo”, enfatizou.
Felipe afirmou que o SINTEP protocolou um pedido de esclarecimentos à Secretaria de Educação em razão da ausência de reposicionamento nos níveis para os aposentados. De acordo com o artigo 38 da nova lei do PCCR 13.258, prevê-se o reposicionamento de todos os servidores na carreira, conforme os novos níveis e o tempo de serviço. “O governo do estado publicou o reposicionamento de todo o pessoal da ativa, e agora estamos questionando por que os aposentados não foram incluídos nesse reposicionamento”, afirmou.
“O SINTEP, como sempre, luta em defesa de toda a categoria. Não distingue pessoal da ativa e aposentados, funcionários e professores. A nossa luta é por melhores condições de trabalho e valorização profissional de toda a nossa categoria. O novo PCCR foi uma grande conquista da luta da categoria, liderada pelo SINTEP, e abrange tanto o pessoal da ativa quanto os aposentados”, destacou Felipe.
Para o Coordenador Geral do SINTEP, Antonio Arruda esse reposicionamento já tinha sido acordado nas negociações sobre o PCCR com o Governador e está garantido na lei. “Esperamos que o acordo seja cumprido, a tabela saia direitinho, bem como esse reposicionamento dos aposentados e aposentadas. Nossa vitória independente de qualquer situação foi grande, todos e todas profissionais da educação estão sendo beneficiados”, finalizou.