Sintep-PB participa da Marcha contra a Reforma Administrativa em Brasília
Uma delegação do Sintep-PB marcou presença na mobilização nacional de servidores públicos contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma Administrativa, realizada em Brasília, nesta quarta-feira (29). A marcha foi organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) em conjunto com outras centrais sindicais, CNTE, entre outras confederações e federações de servidores, com apoio das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.
A concentração dos participantes teve início às 9h na Praça do Museu Nacional, de onde os milhares de manifestantes seguiram em caminhada até a Esplanada dos Ministérios. O ato contou com a participação de servidores e servidoras de todas as esferas (federal, estadual e municipal), de todo o país, exigindo a retirada da PEC 38/2025, que ameaça o serviço público, corta direitos e entrega o Estado aos interesses privados.
A PEC 38/2025 da Reforma Administrativa é alvo de fortes críticas das organizações sindicais. Os pontos mais combatidos são a flexibilização da contratação/demissão, a ampliação de cargos comissionados e o enfraquecimento do Regime Jurídico Único. Para as entidades, a PEC representa o risco de politização das contratações e queda na qualidade dos serviços públicos.
O Coordenador Geral Felipe Baunilha afirmou que a finalidade dessa mobilização, e de outras ações como a realizada em Patos (PB) contra Hugo Motta, é alertar a sociedade sobre os impactos da Reforma Administrativa, uma vez que suas consequências ultrapassam o campo das relações de trabalho dos servidores e atingem diretamente o conjunto da população, especialmente os setores que mais dependem de políticas públicas.
O Sintep esteve representado pelo Coordenador Geral, Felipe Baunilha, e pelos diretores e diretoras: Socorro Ramalho (3ª Regional), Wilson Massau (2ª Regional), Carlos Antonio (4ª Regional), Vania Mendes (Secretaria de Formação), Ana Zélia (Secretaria de Administração), Iran Adauto Carvalho (Secretaria de Funcionário Escolar) e Greiciane Frazão (Secretaria de Assuntos Jurídicos).