Sintep-PB lança livro que celebra 50 anos de história e lutas na Educação
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação da Paraíba (Sintep-PB) promoverá, na próxima sexta-feira, 31 de outubro, o lançamento oficial do livro “Lutas por Democracia e Educação”. A obra celebra os 50 anos de história da entidade (1974-2024) e detalha a trajetória sócio-histórica, destacando as principais conquistas e lutas políticas sindicais do Magistério da Rede Estadual de Educação da Paraíba.
O lançamento ocorrerá durante a confraternização festiva da categoria, a partir das 19 horas, na sede da Associação da Caixa Econômica Federal (APCEF), no Altiplano Cabo Branco.
O livro é de autoria dos professores e integrantes da diretoria executiva atual do Sintep Fernanda França, Vânia Mendes e Carlos Belarmino, e conta com a organização do professor José Francisco de Melo Neto, do Centro de Educação da UFPB, que também já foi dirigente da entidade.
A publicação foi elaborada pelo Sintep como uma contribuição ao movimento das classes trabalhadoras no estado, registrando não apenas a trajetória da educação, mas também das demais categorias na Paraíba. O livro apresenta a evolução da entidade desde sua criação como Associação do Magistério Público da Paraíba (AMPEP) até sua configuração atual como Sindicato.
A obra resgata momentos históricos de mobilização, enfrentamento e conquistas que contribuíram para a consolidação da liderança na organização sindical e coletiva dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação da Paraíba. É focado nos relatos de seus principais dirigentes — incluindo ex-presidentes e coordenadores gerais — que compartilharam seus históricos pessoais e o desenvolvimento da luta sindical durante seus mandatos.
O livro destaca, em particular, as contribuições do sindicato para o movimento geral dos trabalhadores na Paraíba e para a educação, abordando como esses líderes visualizavam os percursos para a consolidação da democracia, tanto na sociedade quanto na organização interna da categoria.
Em “Lutas por Democracia e Educação” ressalta também sobre contribuição das mulheres professoras no movimento da educação. Por meio de depoimentos, o livro ressalta a presença ativa e decisiva delas nas lutas sindicais, como na greve de 1979 em João Pessoa, Campina Grande e outras cidades paraibanas, onde tiveram participação enérgica e fundamental. Tal representatividade perdura: a atual direção do Sindicato é composta pela metade de mulheres, sendo as diretorias regionais e coordenações de secretarias majoritariamente femininas.
O Sintep nos últimos anos por meio de árduas lutas alcançou vitórias e conquistas fundamentais que foram de grande valia para os profissionais em educação como a implantação do novo PCCR, Bolsa Desempenho para aposentados(as), a implantação do piso salarial para prestadores de serviços, as vitórias em ações judiciais trabalhistas, a atuação contínua em campanhas salariais e na defesa do piso nacional, entre outras. Esse livro marca seus 51 anos e com muitos motivos para comemorar.