O SINTEP-PB, por meio da Secretaria da Juventude, lança nessa quarta-feira(5) de junho, na ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, da cidade de Cuité-PB, a campanha contra o assédio moral nas escolas estaduais da Paraíba. O evento acontecerá às 18h30mim e constará da apresentação de uma cartilha informativa ‘Você não está só’, vídeos de sensibilização para redes sociais e palestras direcionados para os profissionais de educação. Contará com a presença de diretores, entidades convidadas e da comunidade escolar.
Conforme o diretor da secretaria de Juventude, Hígor Lins, esse lançamento é um marco para o SINTEP-PB e a escolha da ECIT de Cuité, para o lançamento da campanha é devido sua representatividade, como palco de muitas lutas contra o assédio moral, dentro da própria instituição.
De acordo com o professor Hígor, a ausência de Gestão Democrática nas escolas da Paraíba tem sido um dos principais causadores de episódios de assédio moral. “Desta forma, a ideia da elaboração da cartilha surgiu na prática, quando nós, como profissionais, dentro de uma escola integral e também nas escolas regulares, somos expostos muitas vezes a uma grande quantidade de tipos de assédios”. Será uma ferramenta que o sindicato estará disponibilizando para o combate ao assedio moral nas escolas da Paraíba.
“A finalidade dessa campanha é justamente, para que os profissionais da educação não se sintam só. É levar às escolas conhecimento sobre o assédio moral e como proceder, caso sejam vítimas. O material será trabalhado junto às diretorias regionais e com outras secretarias que vão promover formação com a comunidade escolar sobre a temática, divulgando as formas de como se dirigir ao sindicato que está à disposição para qualquer situação”, enfatizou Hígor.
Hígor destacou: a intenção do SINTEP-PB é envolver também os grêmios estudantis. “É importante termos os estudantes juntos nessa luta, pois precisamos sensibilizá-los para quando estiverem ingressando no mercado de trabalho saberem identificar e agir em casos de assédio moral”.
É importante destacar que a idealização dessa campanha foi da secretaria da juventude, e contou com a participação das secretarias de gestão, de comunicação, de assuntos jurídicos, entre outros profissionais que deram suporte e contribuíram, para que essa ação pudesse ser concretizada.