Dia (14) de agosto, a CNTE organiza o Dia Nacional de Luta em defesa da Educação Pública, Piso Salarial, Carreira e Plano Nacional de Educação. O SINTEP-PB por meio dos diretores da Secretaria da Juventude(Janília Paula) e da Secretaria de Organização (Felipe Baunilha), participaram do Encontro de Grêmios da Associação Paraibana de Estudantes Secundaristas (APES).
O evento ocorreu no auditório da Universidade Estadual da Paraíba, campus de João Pessoa, reunindo estudantes representes de grêmios estudantis das escolas da Paraíba e convidados de diversas entidades. Na ocasião discutiram sobre o Novo Ensino Médio, valorização dos trabalhadores em educação e a importância das lutas do movimento estudantil por uma educação pública, gratuita e de qualidade.
“A união entre trabalhadores da educação e estudantes tem se mostrado fundamental na luta em defesa da educação pública brasileira. A pressão por alterações na reforma do ensino médio são a prova cabal disso. Quando toda a comunidade escolar se mobiliza, obtemos vitórias”, enfatizou o professor Felipe Baunilha.
Já a professora Janília destacou a importância da organização dos grêmios estudantis nas escolas. “A participação e o protagonismo dos estudantes é fundamental para o avanço da escola. Mas não um protagonismo tutelado, de apenas dizer um ‘sim, senhor’, e sim um protagonismo com autonomia, propositivo e responsável, como demonstrado nesse encontro estadual de grêmios”.