Sintep participa da 17ª Plenária Estadual da CUT e reforça luta sindical na Paraíba

O Sintep marcou presença na 17ª Plenária Estadual da CUT – Luís Cláudio Ferreira Vieira Couto, junto a representantes de diversos sindicatos filiados a Central, para debater a atual conjuntura política do país, onde discutiram estratégias de luta contra as pautas que prejudicam a classe trabalhadora e definiram encaminhamentos para fortalecer a luta sindical no estado e no Brasil.
O evento, que teve como tema central ‘Novos Tempos, Novos Desafios’, ocorreu no Day Camp Hotel Fazenda, em Campina Grande, entre os dias 29 e 31 de agosto. A plenária teve início com um Ato Público em Defesa da Democracia e da Soberania Nacional, realizado na praça Clementino Procópio, no centro da cidade.
Foram três dias de intensos debates com base em eixos estruturantes que buscaram o fortalecimento do movimento sindical, a valorização das negociações e novas formas de organização. Também foi discutido e destacado o protagonismo da CUT na reconstrução e transformação do país, na defesa da democracia, dos direitos e da soberania, além de se pensar em maneiras de intervir na reconstrução de um desenvolvimento econômico sustentável e no combate à desigualdade.
Para o coordenador-geral do Sintep-PB, Felipe Baunilha, “é fundamental que os sindicatos filiados à CUT-PB estejam reunidos nesta 17ª plenária para pensar os desafios da classe trabalhadora frente aos ataques do neofascismo em todo o mundo e diante das mudanças da tecnologia no mundo do trabalho. Hoje, o sindicato precisa se adaptar, evoluir e se modernizar no debate, sem perder suas raízes, sem perder sua essência, que é a defesa dos direitos da classe trabalhadora, da justiça social e da solidariedade de classe. É por isso que nesta plenária, homenageamos o companheiro ‘Luiz Cláudio’, e fazemos na prática essa solidariedade de classe acontecer com a nossa união para avançar no nosso projeto político de Brasil.”
Participaram do evento 15 diretores e diretoras do Sintep: Elizabeth Rodrigues (9ª regional), Edinaldo Potóia (8ª regional), Ana Zélia (Secretária de Administração), Gilberto Cruz (Secretário de Assuntos Jurídicos), Fernanda França (Secretária de Relações de Gênero), Felipe Baunilha (Coordenador Geral), Genildo Gentil (Secretário de Funcionário Escolar), Luciana Walter (Secretária de Gestão Escolar), Iran Adauto (Secretário de Funcionário Escolar) e Hígor Lins(Sec. da Juventude), como suplente.
Também estiveram presentes os diretores que são membros da direção da CUT-PB: Joel Cavalcante (Secretário de Comunicação), Socorro Ramalho (3ª Regional), Wilson Massau (2ª Regional), Vania Mendes (Secretária de Formação), Laurecy Penaforte (Secretária de Relações de Gênero) e Edvaldo Faustino (Secretário de Administração).
Além disso, outros diretores foram delegados por outras entidades: Eliverson Oliveira (5ª Regional), representando o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Região do Cariri; Vladimir Brito (1ª Regional), representando o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cruz do Espírito Santo; e Cícera Batista (4ª Regional), representando a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal/CUT.
Por fim, o Sintep conquistou um importante espaço para contribuir ainda mais com a luta sindical, e será representado na plenária nacional pelos delegados Edvaldo Faustino (efetivo) e Socorro Ramalho (suplente).