“Prevenir é uma das formas de lutar”, com esse slogan, a secretaria de Relações de Gênero, Raça e Etnia do SINTEP-PB durante todo mês de outubro, se junta a demais instituições engajadas para fazer o alerta às mulheres, em especial as profissionais de educação sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Para a diretora Fernanda França, “prevenir é uma das formas de lutar”, e sem dúvidas é fundamental para a saúde e qualidade de vida das companheiras”.
Para a diretora Fernanda França esses cuidados com a saúde da mulher devem ser permanentes e que algumas dicas vem pra reforçar e ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer, são: ter uma alimentação saudável e equilibrada combinada de frutas, legumes e verduras, praticar atividades físicas, mesmo que seja uma caminhada até exercícios na academia e não beber e fumar.
“ Apoiamos essa campanha e nosso propósito durante o mês de outubro é divulgar informações sobre o câncer de mama e do colo de útero, buscando promover a conscientização, proporcionando que as mulheres busquem ter acesso aos serviços de diagnóstico”.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2022 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos). As maiores incidências estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.