Nestes dias 12 e 13 de setembro a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) realiza seminário para discutir a nova estrutura sindical brasileira, em Brasília-DF. Dezenas de entidades sindicais filiadas à CNTE debatem neste evento temas como o direito de greve no serviço público, direito à negociação coletiva no serviço público e diversos temas relacionados a estrutura sindical brasileira. O SINTEP-PB está representado pelo professor Felipe Baunilha, secretário de Organização.
De acordo com o professor Felipe a finalidade do seminário é preparar as entidades sindicais para o debate de reforma da estrutura sindical brasileira, e para fazer pressão pela regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O presidente da CNTE, professor Heleno Araujo, informa que “Em reunião com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ela anunciou sobre a publicação do decreto que determina 90 dias para a regulamentação da 151, com uma posição a ser apresentada ao presidente Lula, e, em seguida, para envio ao congresso nacional. Dado esse motivo, planejamos o encontro com urgência”.
“É preciso fortalecer a estrutura sindical no serviço público, regulamentando nosso direito de greve, direito de negociação coletiva. Temos o desafio de incorporar a nova parcela de trabalhadores e trabalhadoras que entrou no serviço público nos últimos 20 anos à luta sindical e garantir uma estrutura sindical forte e autônoma de governos”, comenta o professor Felipe.