Paralisaram suas atividades cerca de 20 mil trabalhadores da educação no estado, nesta quarta-feira(9), com adesão praticamente todas as escolas estaduais. A mobilização feita pelo SINTEP-PB, reuniu mais de 600 educadores oriundos das 14 regionais que foram às ruas reivindicar por seus direitos. A movimentação começou cedo, pessoas chegando de todos os lugares. A concentração foi às 14 horas na sede centro, em João Pessoa, seguida de uma caminhada até a praça dos três poderes onde aconteceu um ato público, em frente a Assembleia Legislativa.
A atividade contou com além dos professores e professoras, diretores do sindicato, do presidente da Central Única dos Trabalhadores, Tião Santos, do vereador do Partido dos Trabalhadores, Marcos Henriques, da deputada estadual também do PT, Cida Ramos, dos movimentos dos estudantes secundaristas, entre outros participantes que fizeram uso de suas falas em prol da educação.
O coordenador Geral do Sindicato, Antonio Arruda avaliou como muito positiva a paralisação, onde os diretores das regionais não mediram esforços para mobilizar os trabalhadores e trabalhadoras em todo Estado. “A participação foi efetiva de todos e todas, juntos fomos para as ruas mostrar a sociedade que queremos uma educação pública de qualidade e estamos reivindicando do Governo nossos direitos como por exemplo a revisão e atualização do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), com a inclusão de todos os profissionais da educação, o retorno da consulta da comunidade escola para a escolha diretores de escolas e um plano para reestruturação e manutenção das unidades escolares para que possamos trabalhar com condições e qualidade. Além revogação do Novo Ensino Médio e outras pautas como a aplicação da Lei do Piso Salarial Nacional para Profissionais do Magistério Público.