Uma delegação da diretoria do SINTEP-PB, composta pelos diretores da Secretaria da Juventude, Felipe Baunilha, Vânia Mendes e Fernanda França, além da Diretora da 3ª Regional Socorro Ramalho, se reuniu nesta terça-feira(1) de agosto com a secretária-executiva pedagógica, Maria Elizabete Araújo, da secretaria de Educação do Estado para tratar sobre temas relativos as escolas estaduais.
Na pauta, foram debatidos: a carga horária das escolas integrais; questões do posicionamento das escolas e problemáticas a cerca dos sistemas digitais da secretaria, entre outros. De acordo com o diretor Felipe Baunilha, apesar de uma boa recepção por parte da secretária, nenhuma ação concreta foi apresentada para a resolução dos problemas para este ano. Pois, "segundo declarou a secretária, as soluções estão sendo pensadas e dialogadas para o ano que vem já que sua gestão iniciou com o ano letivo já em execução”.
Para Felipe Baunilha, o diálogo foi muito importante para que a secretária conheça as pautas do sindicato e da categoria , porém quase ou nenhuma resolução para estas questões apresentadas. "Isto é preocupante, já que os problemas acontecem neste momento, em especial a falta de professores, e a falta de soluções para organização das escolas integrais “, destacou.
A diretora, Vânia Mendes, ressaltou que apesar do diálogo está acontecendo, "nossas reivindicações não estão caminhando; assim convocamos toda a categoria para participar da paralisação e mobilização do dia 09 de agosto. Atenderemos o chamamento da CNTE (Confederação Nacional de Educação) e lutaremos também pelas pautas estaduais, principalmente, pela reestruturação do nosso Plano de Cargos e Carreira (PCCR) e por um processo democrático de escolha de gestores escolares, pois, enquanto o cargo em questão for por indicação política e sem critérios de formação e experiência na educação, não conseguiremos sanar a maioria dos problemas na educação do Estado da Paraíba", concluiu.