Alunos da ECI Cassiano Ribeiro Coutinho, no município de Sapé/PB realizaram protestos na manhã desta segunda-feira (17), para denunciar vários problemas que estão afetando o funcionamento efetivo da referida escola. Vão desde a falta de professor, ausência de gestor, falta de merenda escolar e a presença de esgoto a céu aberto com vazamento dentro da unidade de ensino, causando fedentina e muito incômodo a todos e todas que alí convivem.
De acordo com os alunos, desde o início do ano letivo que as turmas do 2º e 3º anos encontram-se sem professor de língua portuguesa e a regional de ensino tem conhecimento e até agora não mencionou nenhuma resolução. Eles protestaram também contra a exoneração da diretora, onde foi nomeada outra pessoa que não é da comunidade escolar, indicada por apadrinhamento político, e até a data de hoje também não se apresentou.
Segundo os alunos, a nova diretora é desconhecida, no entanto sabe-se que a troca na direção foi ocasionada pelo governo do Estado para atender a um pedido do prefeito da cidade, que indicou uma correligionária sem ligação alguma com a escola, o que para eles é inaceitável. Diante disto, após realizarem assembleia na escola decidiram sair em caminhada até a prefeitura para cobrar do prefeito o retorno da diretora exonerada.
Com a ausência da gestora da escola, a servidora que presidia o conselho escolar da ECI renunciou ao cargo e desde então, não há quem acesse os recursos da merenda, e para tanto os alunos estão sem almoço e o lanche está sem garantia de continuidade. Por conta de todas estas problemáticas, as aulas só estão sendo ministradas apenas no turno da manhã. Estes mesmos alunos já haviam realizado um protesto na sexta-feira passada e se recusaram a entrar nas salas de aula.
O SINTEP-PB esteve presente apoiando os alunos , através do diretor Miguel Alves, que afirmou “ a mobilização dos estudantes por garantia dos seus diretos é uma lição de cidadania e consciência e que escancara os equívocos da política educacional do governo que não dialoga com a comunidade escolar. OI SINTEP-PB defende a eleição direta para direção das escolas, onde a comunidade tenha o protagonismo na escolha dessas direções, sem que haja indicações políticas de prefeitos e parlamentares, que muitas das vezes indicam pessoas sem relação nenhuma com as escolas ou mesmo sem formação na área de educação”, ressaltou.
Miguel Alves destacou que o Sindicato vem denunciando as péssimas condições estruturais das escolas e prepara um dossiê da realidade dessas unidades escolares na Paraíba. “Além disso, cobraremos a imediata nomeação do professor de língua portuguesa para esta escola de Sapé .