Nesta quarta-feira, 22 de março, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), em conjunto com os sindicatos filiados, realizou mobilizações em todo país em defesa da valorização profissional de quem trabalha na educação básica pública. Neste Dia Nacional em Defesa da Aplicação do Piso nas Carreiras dos/as Trabalhadores/as em Educação, a categoria reivindicou além do cumprimento da lei do Piso do Magistério, que o governo federal encaminhe a regulamentação da lei de diretrizes e carreira para valorizar funcionários/as, professores/as e todos que fazem a escola funcionar.
Revoga Novo Ensino Médio
A luta pela Revogação do Novo Ensino Médio (NEM) também esteve presente nas bandeiras e cartazes da mobilização. A União Brasilera dos Estudantes Secundaristas (Ubes) defende que a luta pela valorização dos trabalhadores da educação e de suas famílias passa pela revogação dessa medida.
"Hoje ocupamos as ruas junto com a CNTE reivindicando as pautas da categoria e a Revogação do Novo Ensino Médio" diz o perfil oficial da Ubes na rede Instagram. Segundo a entidade, "o desmonte do currículo base para inclusão de itinerários formativos esvaziaram o papel do professor. Sem a formação necessária e faltando horas, professoras e professores fazem uso do 'notório saber' para ensinar ao estudantes a fazer brigadeiro e 'o que rola por aí?' e se submetem a sobrecarga e precarização do trabalho para sobreviver".
Na Paraíba, o dia de mobilização na rede estadual de educação foi marcado por debates nas unidades de ensino sobre a pauta de reivindicações da categoria, a escolha de representantes sindicais de base e o preenchimento de um questionário sobre a situação das escolas!
.