Dentro da programação do XXV Congresso Estadual do SINTEP-PB, que aconteceu entre os dias 25 a 27 de agosto, foi realizado um debate entre os candidatos, para governo do Estado nas próximas eleições. A atividade foi na sede do Sindicato, em João Pessoa, na tarde da sexta-feira(26) e contou com as presenças de João Azevedo, Pedro Cunha Lima, Veneziano Vital do Rego, Major Fábio, Antonio Nascimento, Adriano Trajano e Adjany Simplício. Foi bastante prestigiado, o auditório ficou preenchido com os participantes do congresso, assessoria jurídica do SINTEP, equipes das candidaturas e alguns candidatos a deputado nas esferas estadual e federal.
Na oportunidade, cada candidato apresentou suas propostas para a educação estadual e o que vão fazer para valorizar os profissionais da educação e ainda responderam perguntas formuladas especificamente relacionadas as questões pertinentes à categoria e um dos pontos de maior destaque foi sobre a reformulação e implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remunerações (PCCR) dos profissionais de Educação.
Os candidatos ainda se comprometeram a implantação de medidas que venham favorecer a educação pública estadual, com professores valorizados e estudantes em escolas com dignas condições de funcionamento e assinaram a carta da Conferência Nacional Popular de Educação 2022- CONAPE da Esperança- documento elaborado com reivindicações por educadores de todo país para educação, que garanta uma educação nacional, pública e de gestão pública, gratuita, inclusiva, laica, democrática e de qualidade social para todas, todos e todes.