"A educação no Centro do Projeto de Nação” é o tema geral do XXV Congresso Estadual do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba SINTEP-PB, como Tese: Um Novo Brasil é Possível, que será realizado a partir desta quinta-feira (25) e se estenderá até o próximo sábado (27) de agosto, com 247 delegados(as)(professoras/es) escolhidos pelas regionais em todo Estado, além dos diretores(as), palestrantes e convidados. Vai acontecer, no auditório sede do Sindicato, em João Pessoa e com transmissão pelo Yotube. A programação consta de debates com expositores convidados, e ainda um debate especial com os candidatos ao governo do Estado, para as próximas eleições.
Tema do Congresso: ‘A Educação no Centro do Projeto de Nação’, evidenciando, portanto, a reconstrução de uma nova Educação para o Brasil e de um novo Projeto de Nação Soberana, democrática e de inclusão social, será debatido na tarde desta quinta-feira (25) a partir das 14 horas, e terá como expositora a professora alagoana Girlene Lázaro da Silva. Na oportunidade, a educadora abordará sobre as graves consequências que a atual conjuntura traz para a educação e fará uma reflexão junto aos participantes sobre a realidade que os brasileiros estão vivenciando nos últimos governos; com redução de recursos, educação em último plano, “educação aligeirada”, entre outros prejuízos.
De acordo com Girlene Lázaro: “ São estas e entre outras questões que iremos debater, além de defendermos o projeto educacional que queremos para os próximos períodos, e que o mesmo seja construído em bases sólidas, e sobretudo seja emancipador, onde a educação como direito universal seja o centro, e possa ser vista como estratégica fundamental para o desenvolvimento da nação”, destacou. Ela é Pedagoga da rede estadual de Alagoas, dirigente sindical, ex presidente do Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras em educação de Alagoas e, atualmente, está secretária-geral do referido sindicato. É diretora executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, no segundo mandato, e também Diretora da Central Única dos Trabalhadores-AL e Militante da marcha mundial de mulheres (MMM.
‘A luta dos/as Profissionais em Educação Aposentados/as/es é Contínua’, é o tema da segunda mesa de debates que ocorrerá também no primeiro dia do Congresso, a partir das 16 horas, e tem como expositor o Secretário de Aposentados e Assuntos Previdenciários da CNTE, Sérgio Antonio Kumpfer e será coordenada pelas diretoras do Sindicato, Keila Pimentel e Fátima Morais, ambas da secretaria de Aposentados/as. De acordo com Sérgio Kumpler, a garantia de direitos trabalhistas e previdenciários depende de uma luta que não se encerra com a aposentadoria de professores e funcionários, pois a luta dos trabalhadores e trabalhadoras é permanente. “Aposentados e aposentadas, mas inativos nunca!”.
Sérgio afirmou que irá abordar na palestra sobre a luta da categoria frente as reformas dos governos onde os direitos trabalhistas e previdenciários foram duramente atacados, bem como a “Reforma Previdenciária ocorreu um verdadeiro “confisco” e, em graus diferentes, conforme o governo municipal ou estadual, passaram a contribuir outra vez com a previdência. “Por isso é fundamental que os aposentados e aposentadas mantenham-se unidos organizados junto aos seus sindicatos para lutar pela revogação da reforma trabalhista e previdenciária e todo esse combo de medidas que prejudicam os trabalhadores e trabalhadoras e a educação pública”, destacou.
Sérgio Kumpfer- é Professor da rede estadual, RS. Filiado e militante do Cpers.Fundador e presidente do Sindicato dos professores municipais de Viamão, logo após a constituição de 1988. Na década de 90 participou da direção do SINTAE-RS.Por 20 anos dedicou-se em atividades públicas no município: secretário de educação, vice-prefeito e 3 mandatos de vereador. Atualmente é Secretário de Aposentados e Assuntos Previdenciários da CNTE.
A Professora Doutora Ana Claúdia da Silva Rodrigues do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba será a expositora da terceira mesa de debates sobre Política Educacional- Uma Análise sobre a Política de Educação na Paraíba: Desafios a Educação Pública de Qualidade, Direitos e Carreira Docente, nesta quinta-feira(25), a partir das 19 horas e tem na coordenação dos trabalhos os diretores do Sindicato, Felipe Baunilha e Vânia Mendes, ambos da Secretaria de Juventude.
De acordo com Ana Cláudia, sua abordagem será a partir da perspectiva de estudo que a mesma realiza na UFPB, onde trabalha com contextos da influência, da produção de textos e da prática. Irá falar sobre a política da educação na Paraíba e sua relação com um contexto maior que é o da influência. Bem como apresentará um panorama nacional e internacional de como alguns grupos multinacionais, organismos internacionais influenciam a produção do texto da política e automaticamente o quanto influenciam na concepção de escola, de sujeito e na formação na própria concepção, inclusive de qualidade. “Eu vou trazer esses dados externos e depois vou falar sobre as pesquisas que realizo de educação integral e com projeto de formação continuada de professores. Dados de educação integral, tanto regular como socioeducativa abordadas, a partir de meus objetos de pesquisa”, enfatizou a professora.
Ana Claúdia da Silva Rodrigues é doutora em Educação pela UFPB , leciona no Centro de Educação da UFPB e atua como pesquisadora principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, currículo, educação integral, educação do campo e formação de professores.
Entre os palestrantes convidados para compor a programação do evento são: A Professora e sindicalista Girlene Lázaro da Silva do SINTEAL e CNTE; o Secretário de Aposentados e Assuntos Previdenciários da CNTE, Sérgio Antonio Kumpfer; a professora Doutora Ana Cláudia da Silva Rodrigues, do Centro de Educação da UFPB; o professor Lemuel Guerra, da UFCG e a vereadora Jô Oliveira, de Campina Grande.
Para o Coordenador Geral do SINTEP-PB, Antonio Arruda, o XXV Congresso Estadual do SINTEP-PB acontece num contexto histórico de destruição da nação brasileira, onde muitos dos direitos da classe trabalhadora foram retirados, inclusive com sérios ataques aos profissionais em educação e a educação pública, além da privatização e mercantilização da Educação. Para isto, na programação todos os temas são focados na luta política organizativa, no sentido de mudar o governo brasileiro, principalmente, neste momento em que se aproxima as Eleições para Presidência da República, Congresso Nacional, Parlamentares nas Assembleias Legislativa Estaduais e Governadores. Neste sentido, na programação, haverá um debate com os oito candidatos ao Governo do Estado da Paraíba, cada candidato dirá o que eles têm como propostas para educação estadual e o que vão fazer para valorizar os profissionais da educação. “A educação está relacionada com todas as situações de desenvolvimento de uma Nação, de um Estado e um Município”, concluiu Antônio Arruda.