Foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (09) pelo Governo do Estado a nomeação de mais 346 professores e professoras de educação básica que irão atuar em unidades educacionais distribuídas na Paraíba. A posse dos referidos nomeados aconteceu de forma remota pela Secretaria de Educação e, a partir do envio da documentação necessária, os\as profissionais designados\as serão distribuídos para as escolas que estão com vagas disponíveis e começarão de imediato lecionar.
O SINTEP-PB acredita que com estas nomeações irá diminuir relativamente a falta de professores na rede estadual de ensino, mas não será o suficiente, haja vista, um levantamento feito constando que cerca de 50% das escolas estaduais tem falta de pelo menos um professor. E atualmente, 45% dos profissionais de educação ainda tem contratos precários de prestação de serviços e não recebem o piso salarial nacional
Para o Coordenador Geral do SINTEP, Antonio Arruda, esta carência de professores e professoras ainda é um problema crucial como muitos outros nas escolas estaduais que continuam sem serem solucionados. “A falta de educadores\as há anos vinha se agravando nas escolas de todo Estado. Em algumas escolas técnicas os estudantes ainda estão concluindo o 3º ano sem nunca ter assistido uma aula técnica, por falta de professores". "É louvável a nomeação destes novos profissionais, no entanto como afirmar que tem uma educação de qualidade com ainda ausência de professores e gestores, falta de estrutura, de reformas, de merendas, entre outros, que são questões básicas."