Mesmo que o projeto da deputada Joenia Wapichana (Rede-RR) para substituir o "Dia do Índio", celebrado neste 19 de abril, pelo "Dia dos Povos Indígenas", ainda não tenha sido sancionado, é preciso deixar clara a importância de legitimar a pluralidade e diversidade desses povos.
E, para isso, é necessário educar a sociedade, excluindo termos que tratam de forma genérica e que reduzem a diversidade das etnias brasileiras, como é o caso de “índio” e “tribo”, palavras que já são questionadas pelos povos originários há muitos anos.
É válido lembrar que os termos foram criados pelos colonizadores como forma de reduzir a pluralidade de cerca de 1.000 etnias indígenas que existiam no Brasil na época da chegada dos portugueses ao país.
Sendo assim, validar e legitimar o 19 de abril como o Dia dos Povos Indígenas é reconhecer o direito desses povos de manter e fortalecer suas identidades, línguas e religiões e de assumir tanto o controle de suas próprias instituições e formas de vida, quanto de seu desenvolvimento econômico.
Viva à resistência indígena!
https://www.instagram.com/p/CciCt6OrckV/?igshid=YmMyMTA2M2Y=