Pela terceira vez, a Educação se faz presente na temática da campanha da Fraternidade lançada todos os anos, na quarta feira de Cinzas, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Este ano o tema é: “Fraternidade e Educação” com o lema bíblico “Fala com sabedoria, ensina com amor”.
De acordo com o presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, o objetivo da Campanha vai, além dos problemas na educação, “refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva católico cristã”. “Educação é pilar da paz e por isso precisa receber sempre mais investimentos significativos de governantes, empreendedores, instituições entre outros setores”,destacou.
De certa forma nessa perspectiva, vimos como avanço a contribuição da igreja de ver a educação não apenas com um ato escolar, com transmissão de conteúdo ou preparação técnica para o mundo do trabalho, mas de um processo que envolve uma “comunidade” ampliada que inclui todos os atores: família, Igreja, Estado e sociedade.
A campanha da fraternidade é tradicionalmente realizada pela Igreja Católica em parceria com instituições cristãs desde a década de 1960. O texto-base da iniciativa é escrito por membros do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) e passa pelo aval da direção-geral da CNBB. O lançamento do tema ocorre sempre na Quarta-feira de Cinzas, quando tem início a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa. Para saber mais: https://www.cnbb.org.br