A região onde se localiza a Comunidade Tradicional de Barra de Antas, em Sapé/PB, é o berço das Ligas Camponesas, uma das maiores lutas camponesas no Brasil. A comunidade resiste e reside em seu território há mais 150 anos, quando começou a ser povoada.
Em 2017, através do MPF, foi elaborado o estudo antropológico que reconhece a comunidade como TRADICIONAL, através do Parecer Téc. 004/2017 – SEAP/CRP5/ISF. Na região existem projetos de assentamentos da Reforma Agrária e diversas comunidades carregadas de história e experiências de vidas.
Na comunidade tradicional, é onde também se localiza a Memorial das Ligas e Lutas Camponesas - MLLC, patrimônio histórico tombado pelo Decreto N° 38.899 de 19 de dezembro de 2018. O Memorial também foi reconhecido como Utilidade Pública pela Lei N° 11.947 de 10 e maio de 2021.
No dia 11 de fevereiro de 2022, estiveram reunidas/os, em audiência, as/os moradoras/es da Comunidade Tradicional de Barra de Antas, Assentamento Nova Vivência, comunidade Chã de Barra, Sítio Bonito, representantes da Câmera de vereadores de Sobrado, prefeito de Sobrado, vereador Davyd Matias, STR de Sapé, AJC, CPT, prof. Rafael Reginaldo, Sindicato dos agentes de saúde de Sapé, coletivo Marighela, Mov. Negro, UFPB, PT, Dep. Cida Ramos, representantes do MLLC e lideranças de Mamanguape e região.
Na Audiência todas/os socializaram o sentimento de reciprocidade com a continuidade da história da comunidade em seu território, pois o Governo Estado quer inundar as comunidades da região com a instalação de uma barragem que apagará a história de resistência das comunidades e instituições atingidas, inclusive do MLLC tombado oficialmente como patrimônio cultural do Estado da Paraíba.
As famílias camponesas convocaram essa Audiência para debater sobre o impacto de uma obra desse porte e por qual motivo o Estado se nega a não informá-los do projeto e de seus impactos, já solicitadas através de ofício entregue a representantes da Secretaria de Recursos Hídricos.
Já nos negaram e nos tiraram muitos direitos, não apagarão nossa história!
Acesse: Instagram: memorial.ligascamponesas