Apesar do SINTEP ter enviado ofício desde o fim de janeiro solicitando ao secretário Cláudio Furtado o adiamento do retorno às atividades presenciais nas escolas, não houve uma diretriz assertiva da secretaria com tal orientação. O que contradiz o próprio Plano de Educação Para Todos em Tempos de Pandemia – PET, decreto publicado pelo próprio governo.
De acordo com o PET “art 43 § 2º Recomenda-se a continuidade de reuniões de planejamento, demais encontros pedagógicos e reuniões com as famílias por meio da utilização de plataformas digitais.”
A própria secreteria de educação estimulou os docentes a participar de atividade on line, webnário sobre o Novo Ensino Médio, e algumas escolas têm insistido para que os profissionais se dirijam até a escola para “assistirem juntos” a atividade on line, expondo, desnecessariamente, todos e todas à contaminação.
Além de todos os problemas gerados pela falta de reforma nas escolas, mais de 10% das escolas sem gestão, os computadores do programa Paulo Freire que até agora não foram entregues, ainda temos que lidar com o perigo de contaminação sem nenhuma necessidade.
Governador João Azevedo, mantenha sua postura firme no combate a pandemia, planejamento escolar de forma remota é uma questão de bom senso e responsabilidade no momento atual.