Professoras e professores da Rede Estadual de Educação da Paraíba sofreram em vários momentos deste ano com a instabilidade e a falta de acesso ao Sistema SABER. Sem nenhuma justificativa plausível, agora, a Secretaria de Educação quer transferir a responsabilidade para a categoria ao impor um calendário de implantação dos dados no Sistema, como se os docentes não tivessem, muitas vezes, passado madrugadas e finais de semana tentando acessar a plataforma.
Nenhum docente pode ser prejudicado devido à inatividade do Sistema SABER. Todos e todas têm feito esforços para atualizar os dados, mas ninguém é obrigado a trabalhar fora do horário de trabalho ou do calendário letivo preestabelecido.
O SINTEP-PB denuncia mais esta arbitrariedade por parte da SEECT, resultado de sua desorganização e inoperância em relação às cobranças da categoria sobre os problemas do SABER, que se arrastam há, pelo menos, dois anos.
Orientamos os docentes que não conseguirem acessar o Sistema com qualidade a elaborarem um relatório de desempenho dos estudantes e enviarem para o e-mail da escola ou mesmo entreguem presencialmente ao secretário escolar; neste caso, solicitem o atestado de recebimento.