Publicado no Diário Oficial do Estado de hoje (03/07), novo decreto do governador João Azevedo determina que “Fica autorizado o retorno dos servidores estaduais às atividades presenciais a partir do 29º dia após a segunda dose da vacina”.
Isso quer dizer que a categoria dos profissionais de educação deve se preparar para realizar as atividades no sistema híbrido, a partir de setembro, como estabelece o plano de retorno gradual publicado pelo Governo do Estado em fevereiro. O plano estabelece um retorno em quatro etapas, com testagem de amostras na comunidade escolar entre cada uma delas.
O SINTEP-PB defendeu, durante este um ano e meio de pandemia, a suspensão das atividades presenciais e agora seguiremos firmes na cobrança para que a SEECT garanta as condições sanitárias necessárias em cada unidade escolar. O Comitê Intersetorial de Acompanhamento da Covid na Educação (CIIAE) precisa também funcionar regularmente para dar os devidos acompanhamentos desta nova fase, pois nele a nossa representação sindical tem assento e vai pautar este tema.
Segundo Felipe Baunilha, diretor do SINTEP-PB, “o sindicato também criará um conselho de representação por escola para que os profissionais da educação colaborem na elaboração de um dossiê sobre as condições sanitárias de cada unidade e na fiscalização dos protocolos antes de qualquer possibilidade de retorno”.