O SINTEP-PB recebeu denúncias de que gestores escolares estariam ameaçando docentes que não utilizassem a ferramenta Google Meet para ministrar vídeo-aulas síncronas. O sindicato reafirma que a utilização desta ferramenta não é obrigatória.
Como explica o diretor do SINTEP-PB Felipe Baunilha, “desde junho de 2020, o secretário de Educação Cláudio Furtado emitiu o documento 'Diretrizes – Aulas não presenciais', que explica de maneira objetiva, na página 3, que a utilização das aulas síncronas é opcional".
E por que é opcional? O secretário Cláudio, que também é professor, sabe que o fato de o governo não garantir condições necessárias para os docentes, como auxílio para internet de banda larga e computadores, não dá o direito de que se exija dos docentes pagar por esses equipamentos do próprio bolso.
Assim, o sindicato abordará este tema com o secretário de Educação para que as gestões escolares sejam orientadas a proceder corretamente. O SINTEP-PB reforça que nenhum docente pode ser perseguido ou prejudicado por não utilizar a ferramenta Google Meet.
O documento “Diretrizes – Aulas não presenciais” pode ser acessado clicando aqui.