Foram publicadas, no Diário Oficial de ontem (16), as nomeações de 589 professoras e professores de Educação Básica 3, aprovados no concurso público de 2019. Os novos docentes estarão distribuídos pelas 14 Regionais de Ensino. Agora a expectativa é que o governador convoque os cerca de 400 outros aprovados e cumpra com sua promessa de campanha de contratar 1.000 docentes por ano via concurso público.
“Damos parabéns e boas vindas aos novos professores e professoras da rede estadual de educação da Paraíba. Sabemos o quanto é importante adentrar no serviço público e ofertar o melhor possível para a população. Além disso, buscamos fugir da precariedade dos contratos temporários, da insegurança do desemprego. É momento de celebrar essa conquista. Aproveitamos para convidar todos e todas a se filiarem no SINTEP, o sindicato que representa a categoria. Só através da nossa unidade e luta manteremos nossos direitos e teremos novas conquistas”, declarou Felipe Baunilha, da Secretaria de Juventude do sindicato.
Antonio Arruda, coordenador geral do SINTEP-PB, ressaltou que a luta pela realização dos concursos públicos é uma bandeira levantada desde os tempos de Ampep (hoje SINTEP-PB) e ainda falou sobre o momento grave que toda a humanidade atravessa. “Nós lutamos pela vida, com posição de não retornamos às atividades presencias antes da vacinação de toda a categoria. No entanto, além da completa incompetência do Governo Federal para organizar a vacinação em nível nacional, o Governo Estadual ainda não convocou sequer a primeira reunião do Comitê responsável por acompanhar o cumprimento dos protocolos de biossegurança com vistas ao retorno das atividades presencias na educação. Estes são os desafios que os novos profissionais já precisarão enfrentar, junto com o sindicato”.