Neste dia 30 de novembro, as Secretarias de Formação e de Comunicação do SINTEP-PB promoveram uma oficina sobre redes sociais, com foco no uso do Facebook, para os diretores da entidade. A oficina teve duração de duas horas e foi transmitida em plataforma virtual pela jornalista Elara Leite, que trabalha com assessoria de imprensa, especialmente para entidades sindicais.
Dirigentes do SINTEP-PB têm acompanhado as atividades promovidas pela Secretaria de Comunicação da CUT, a partir da secretária de Formação Leônia Gomes, do secretário de Comunicação Saturno Medeiros e da secretária de Relações de Gênero e Etnia Laurecy Penaforte. No último dia 17, os três participaram de uma Oficina de Elaboração de Cards.
Segundo Saturno Medeiros, diretor de Comunicação do SINTEP-PB, o sindicato dará continuidade a estas atividades no âmbito dos trabalhadores em educação, “inicialmente com oficinas para os diretores da entidade e depois para o conjunto da categoria".
Lêonia Gomes comentou que a participação do sindicato nessas atividades é fundamental para o encorajamento no desenvolvimento do projeto de Formação e Comunicação, assim como a participação da Oficina de Multiplataformas que foi realizada no início de agosto.
“No momento, as tecnologias da informação e comunicação estão sendo fundamentais nas atividades virtuais e se faz necessário amplificar a formação das secretarias neste campo, o que justifica a capacitação para a utilizar as ferramentas de mídias digitais de forma consciente durante a pandemia, que tem sido indispensáveis nas atividades virtuais em home office”, disse.
O SINTEP-PB proporciona e incentiva o fornecimento das atividades de Tecnologia de Informação e Comunicação para aperfeiçoar o movimento sindical em tempos de pandemia, em que é necessário maior interação virtual.
A secretária de Formação acrescenta que mesmo com o retorno das atividades presenciais pós-pandemia, haverá uma tendência da utilização do sistema híbrido nas atividades do cotidiano. Ela enfatiza que a Secretaria de Formação, de Comunicação, Gênero/Etnia e Juventude estão se aperfeiçoando para o desenvolvimento das ações do SINTEP-PB com mais eficiência.
“Usaremos as ferramentas virtuais não só em webinários ou videoconferências, mas também nas nossas interações nas redes sociais, como já vem ocorrendo nas atividades de mobilizações na dinâmica sindical”, finalizou.